• Home
  • Decoração
  • Horta em casa? Veja dicas para ter a sua mesmo com pouco espaço!

Horta em casa? Veja dicas para ter a sua mesmo com pouco espaço!

Imagina que você está preparando um belíssimo prato, não seria ainda melhor se todos os ingredientes que você utilizasse nele pudessem sair diretamente da sua horta em casa? Além de serem itens frescos, o que deixa a comida ainda mais gostosa, você teria a segurança de saber que está comendo algo sem a presença de inseticida. 



Aposto que algumas pessoas devem estar pensando: mas eu moro em apartamento pequeno, nem tenho lugar para fazer uma horta em casa. Bom, é justamente aí que vem outra vantagem das plantinhas. Elas não precisam de muito espaço, apenas de alguns cuidados que farão ela florescer, e carinho, é claro.

No artigo de hoje separamos as melhores dicas para você que quer ter uma horta em casa, mas acha que não pode porque tem pouco espaço.

Inspirações para montar sua horta em casa

1 – Horta suspensa

Ainda não acredita que pode ter uma horta em casa mesmo morando em um apartamento pequeno? Bom, essa ideia veio para te convencer, de uma vez por todas.

Veja também: Vasos Autoirrigáveis – vasos para manter a sua horta viva!

Horta em casa - decoração com horta suspensa

A horta suspensa é ideal para quem tem pouco espaço disponível. Você consegue fazer uma utilizando apenas uma tábua de cerca de 20 milímetros de espessura, e voilà. Usar cabos para suspender essa madeira, prateleiras e os vasinhos ficam à sua escolha, mas uma dica aqui é que você pode aproveitar essa oportunidade para reciclar latas e alguns potes ou xícaras da sua casa.

Horta pequena em lata decorada na janela

Como as embalagens de molho ou ervilha, por exemplo, feitas de metal. Além de darem um charme incrível, você ainda contribui com o meio ambiente.

Mini Horta em latas decoradas na janela

Veja também: 7 Plantas para Apartamento Pequeno

Ah, você também pode utilizar a janela da sua cozinha ou da sala. Alguns temperos precisam de luz natural direta e esse lugar seria perfeito!

Horta em casa na janela em vasos pequenos


Horta em vasos pequenos na janela de casa

2 – Horta portátil

Achei essa ideia incrível! É uma horta portátil, isso mesmo. Você pode plantar seus temperos em canecas e pendurá-los na parede. Inclusive, é uma ótima lembrancinha para dar para aquelas visitas especiais.

Veja também: 7 espécies de plantas para cultivar na água

Horta em casa - pequenos vasos com hortaliças
Horta em casa - pequenos vasos com hortaliças

3 – Incremente a parede da sua cozinha

Quer ver como o espaço não é um problema para você ter sua horta em casa? Você pode aproveitar uma parede da sua casa para fazer isso. O uso de plantas é uma ótima ideia para decorar paredes sem usar quadros. Nesta ideia, o local é dividido entre plantas – que vão em um suporte de metal –  e potes de tempero. Para te ajudar a identificar as mudas, você pode pintar a parede com tinta lousa.

Horta suspensa em suporte na parede
Parede decorada com horta suspensa na cozinha


4 – Suporte de piso

Só tem um espacinho de nada na sua cozinha, na varanda, naquela sala pequena ou mesmo na lavanderia para fazer uma horta? Então invista em um suporte de piso para colocar a sua horta. Além de ser um espaço para suas plantas, ele acaba virando um complemento na decoração da sua casa. Legal, né?

Horta pequena em suporte de chão
Horta pequena em suporte de madeira de chão
Horta pequena em suporte de madeira de chão

A decoração da varanda, mesmo em varanda pequenas, podemos fazer tanto as hortas suspensas como as hortas em suportes.

Horts na varanda pequena de apartamento

5 – Em caixotes, vasos e canteiros

Se você tiver um quintal um pouco maior, procure vasos e caixotes, eles são perfeitos para criar uma horta. Nele você pode até pensar em verduras e legumes que ocupam mais espaço para o plantio, até mesmo tubérculos! Veja esses exemplos!

Horta em casa em caixotes de madeira


Horta em caixotes de madeira na varanda de apartamento

Até mesmo criar um canteiro de tijolos e cimento. Tudo ficará organizado e setorizado, um jeito incrível de decorar e ter uma vida mais saudável com uma horta em aditivos!

Horta em casa feita de cimento e tijolo
Hortas no quintal: hortas caseiras com tijolo

6 – Sky planter

Essa é uma ideia de horta em casa para quem tem pouco espaço e tempo para se dedicar totalmente às mudinhas. Trata-se de um vaso aéreo com sistema de auto irrigação.

Horta suspensa sky planter

E sim, as plantas ficam de ponta cabeça, mas pode ficar tranquilo que sua cozinha não vai ficar suja com água ou terra, isso pode cada vasinho vem com uma malha de plástico que se adequa a planta e segura a terra.

Gráfico - Horta suspensa sky planter

Já no caso da água, esta não escorre devido a presença de um reservatório com pedras de cerâmica que libera o líquido aos poucos. 

Imagina ter vasos flutuantes na sua cozinha? Vai dar uma composição super futurista e diferente para o cômodo. 

Se você está em dúvida no que plantar, pode investir em manjericão, hortelã e salsinha, essas plantas se adaptam muito bem em qualquer ambiente. Assim como o Alecrim.

Pallet com hortaliças: horta pequena

Uma outra ideia é apostar no alface, mas fique atento quanto ao espaço, porque é preciso deixar 20 centímetros entre uma muda e outra. E claro, você não precisa plantar apenas temperos, existem algumas plantas que são perfeitas para ter em casa e super charmosas.

E aí, já escolheu sua ideia preferida de horta em casa? Venha contar nos comentários e não esqueça de compartilhar essas dicas com seus amigos. Até breve!


Gostaram?? Veja também as nossas redes sociais! =)

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.