Publicidade

Dicas sobre a decoração de apartamento pequeno

Decoração de apartamento pequeno com tons pastéis e ambiente integrado

Quer renovar os cômodos de seu imóvel, mas acha que o espaço não permite? Nesse texto você confere dicas para a decoração de apartamento pequeno.

A supervalorização do metro quadrado faz com que, cada vez mais, as pessoas optem por imóveis menores. Os studios, por exemplo, contam com uma área de menos de 40 metros quadrados e são uma verdadeira tendência, especialmente em grandes centros urbanos, como São Paulo. Desse modo, é comum que os moradores se preocupem com a decoração de apartamento pequeno.

Se você acha que é preciso ter um imóvel com ambientes robustos para caprichar na decoração, está enganado. Isso porque uma casa ou um apartamento pequeno também podem apresentar uma boa estética, desde que decorados da forma correta.

Nesse texto você irá aprender quais são os principais fundamentos da decoração de apartamento pequeno, bem como dicas para renovar os cômodos de seu imóvel de forma prática e simples.

Fundamentos da decoração de apartamento pequeno

Minimalismo

Você já deve ter ouvido falar que “menos é mais”, não é mesmo?! Esse é o fundamento que rege a tendência decorativa conhecida como minimalismo. Nesse estilo de decoração, o exagero não é bem visto e, como os espaços são pequenos, devem ser bem aproveitados.

O minimalismo é, portanto, um dos principais fundamentos quando o assunto é decoração de apartamento pequeno. Isso porque propõe o uso de móveis e de objetos funcionais, que possuem um determinado objetivo no ambiente.

Sala com sofá preto em apartamento pequeno e mesa de centro

Mais do que apenas um conceito arquitetônico e decorativo, o minimalismo se tornou, ao longo dos anos, um estilo de vida, que se opõe, principalmente, aos padrões consumistas.

Planejamento

O segundo fundamento da decoração de apartamento pequeno é o planejamento. Esse conceito significa que o morador deve conhecer e avaliar cada cômodo de seu imóvel, para que possa verificar as possibilidades de mobiliários e de objetos decorativos.

Nesse tópico, é importante medir cada espaço disponível. Desse modo, fica mais fácil ponderar qual tamanho os móveis e os objetos podem ter para se encaixar bem no ambiente. 

Lembre-se sempre de que o espaço para a circulação de pessoas não deve ser comprometido, então planeje a decoração de apartamento pequeno com cuidado, prezando pelo conforto e pela eficiência dos cômodos.

Organização

Por fim, mas não menos importante, é claro que a decoração de um ambiente pequeno deve contar com a organização. Em espaços modestos, é fundamental que cada objeto tenha o seu lugar específico.

Esse ponto é extremamente importante, pois cômodos bagunçados e desorganizados passam a impressão de ser ainda menores, o que compromete não somente a estética do imóvel, mas também o conforto e a qualidade de vida dos moradores.

Dicas para decorar casas e apartamentos pequenos

Se você deseja investir na decoração de apartamento pequeno, pode seguir algumas dicas. Abaixo você confere algumas das principais indicações para deixar seu imóvel bonito, confortável e, é claro, funcional.

Escolha um estilo decorativo

O primeiro passo para iniciar a decoração de apartamento pequeno é definir um estilo decorativo para o imóvel. No caso de espaços menores, a indicação é que as tendências não variem de um cômodo para o outro.

Os estilos decorativos são diversos e, quando o assunto são imóveis com áreas modestas, os principais são:

Estilo escandinavo

Surgida no norte da Europa, na península Escandinava, esse estilo de decoração tem como principais atributos o minimalismo, a simplicidade e, também, a funcionalidade. Esses três atributos, com certeza, estão totalmente relacionados a uma boa decoração de apartamento pequeno.

Sala pequena estilo escandinavo minimalista com sofá cinza e tapete

Nessa tendência, a luz natural e as cores neutras são atributos essenciais. No entanto, para que os ambientes ganhem vida, é possível apostar em pequenos detalhes marcados por cores relacionadas à natureza, como o verde e o marrom.

Estilo contemporâneo

A característica clean do estilo contemporâneo é um excelente atributo para a decoração de apartamento pequeno. Essa tendência é marcada, também, pela presença de linhas retas e de uma paleta de cores composta por tons claros e neutros.

Assim como no estilo escandinavo, os detalhes são os responsáveis por conferir vivacidade ao espaço. Nesse caso, contudo, os tons empregados podem variar desde o cinza até o azul escuro.

Estilo oriental

O minimalismo é um dos principais atributos do estilo oriental. Isso porque, ao seguir as tendências decorativas de toda a Ásia, o que inclui tendências do Japão, da China, da Índia e da Tailândia, o exagero não pode estar presente nos cômodos.

O principal objetivo do estilo é conferir harmonia e conforto aos cômodos, sem deixar a elegância de lado

1 – Aposte em paredes claras

Você pode não saber, mas pintar as paredes de seu imóvel de cores claras e neutras pode passar a sensação de amplitude ao cérebro humano. Esse efeito acontece porque tons como o branco e o bege rebatem a iluminação, especialmente a natural.

Mesmo que a dica seja investir em paredes claras, você não precisa deixar seu imóvel com um aspecto neutro. Nesse caso, a indicação é apostar em pequenos detalhes marcados por cores fortes, como cortinas, tapetes e até mesmo quadros decorativos.

Não se esqueça de considerar o estilo decorativo escolhido antes de selecionar as cores que irão compor a decoração de apartamento pequeno.

2 – Que tal um espelho?

A indicação de espelhos é uma das principais quando o assunto é decoração de ambientes pequenos. Isso porque esse item é capaz de ampliar os cômodos, desde que instalados da forma correta.

A explicação para esse fato é que, quando posicionados em locais estratégicos, os espelhos conseguem passar a impressão de que estão duplicando a área do ambiente. Nesse caso, a dica é instalar os itens em paredes, especialmente nas salas e nos quartos.

Canto de sala com plantas e espelho grande

Apesar dos benefícios que traz à decoração de apartamento pequeno, os espelhos devem ser posicionados com cautela. Isso porque, como duplicam a visão do ambiente, refletem, também, o dobro de objetos decorativos.

Dessa forma, caso o cômodo esteja carregado de itens, ficará ainda mais com o uso dos espelhos e esse não é o objetivo de uma decoração que deve seguir o fundamento do minimalismo.

3 – Não se esqueça: menos é mais

E, por falar em minimalismo, nunca é exagero reforçar a ideia de que, em uma decoração de apartamento pequeno, menos é mais. Esse ponto não significa, contudo, que você deve posicionar apenas os mobiliários no cômodo e finalizar a decoração.

O principal ponto do conceito é que os detalhes devem ser pensados com cautela, para que não proporcionem uma sensação de poluição visual nos cômodos. Para que os ambientes fiquem com o aspecto de clean, o primeiro passo é se desfazer de tudo que você não precisa mais.

Desse modo, a decoração – ou a redecoração – de um imóvel é o momento perfeito para você colocar seus itens em ordem e avaliar o que é necessário em sua nova decoração e o que pode ser doado ou vendido. 

4 – Aposte em ambientes integrados

Os studios, assim como os lofts e os flats, são moradias bastante comuns para pessoas que desejam morar sozinhas, mas sem abrir mão do conforto e, também, de uma boa localização. 

Por esses modelos de imóveis estarem cada vez mais presentes no cotidiano das pessoas, é comum que arquitetos e designers de interiores voltem sua atenção para novas tendências de decoração. Uma delas é a combinação de ambientes integrados.

Esse termo significa que dois dois cômodos dividem o mesmo espaço. A sala e cozinha, por exemplo, podem estar lado a lado, sem que haja a necessidade de uma parede para separá-las. Como boa parte dos apartamentos pequenos é ocupada por apenas um morador, essa escolha não representa falta de privacidade.

A indicação para que os ambientes integrados fiquem esteticamente agradáveis é seguir as mesmas tendências decorativas. Dessa forma, considere o exemplo acima: se a decoração da sala segue o estilo escandinavo, a cozinha não deve possuir um estilo totalmente diferente. Nesse caso, as decorações devem estar em consonância.

5 – Invista em móveis funcionais

Conforme mencionado anteriormente, a funcionalidade é um dos principais aspectos da decoração de apartamento pequeno. Para isso, é necessário que o morador invista em móveis que cumpram diversas funções ao mesmo tempo.

Para que a escolha seja a correta, a indicação é procurar uma empresa especializada na produção de móveis planejados. Nos quartos, por exemplo, é possível optar por uma cama que esteja integrada a uma escrivaninha, o que confere várias funções a um único mobiliário.

Quarto com beliche branca funcional

No entanto, se você não tem condições ou não deseja investir em móveis planejados, pode fazer uma pesquisa na internet. É comum, por exemplo, encontrar itens mais simples, mas que garantem a funcionalidade que os cômodos precisam.

Uma boa indicação – que possui baixo custo – é instalar prateleiras e nichos nas paredes. Além de contribuir com a organização do ambiente, esses itens não prejudicam o espaço dedicado à circulação de pessoas, já que estão instalados de forma vertical.

Agora que você já sabe como decorar um imóvel pequeno, que tal encontrar a casa ou o apartamento ideal para viver com o máximo de conforto e de bem-estar?! No Portal da Arbo Imóveis você encontra milhares de imóveis à venda ou disponíveis para locação em centenas de cidades brasileiras. Acesse e confira!

Quem somos nós

Parceiros dos Projetos Criativos, nós somos a Arbo, uma startup do mercado imobiliário que tem o objetivo de simplificar transações imobiliárias, para que se conectar a um imóvel seja felicidade para quem o recebe, quem o entrega e quem o administra. 

Oferecemos serviços e produtos para o mercado imobiliário de todo o Brasil e operamos um dos maiores portais de imóveis do País. Conheça!


Gostaram?? Veja também as nossas redes sociais! =)

PESQUISE NO BLOG

POSTS MAIS RECENTES

NOSSAS REDES SOCIAIS

PUBLICIDADE