Se você já passeou por pelo menos 5 minutos no Pinterest com certeza você se deparou com o termo “Decoração Minimalista“. Um estilo de vida que tem sido adotado no mundo todo. Uns dizem que é para reduzir o estresse, já que não é desconhecido que a desordem pode causar danos a nossa saúde física, mental e até mesmo afetar o nossos relacionamentos. Já outros adotam como forma de economia, priorizando outras formas de gastar como em viagens, estudos ou lazer em geral.

O fato é que esse estilo prioriza o que é realmente essencial e você pode adotar o estilo de decoração minimalista apenas se desfazendo de algumas coisas ou substituindo móveis, mas sempre adotando a regra básica do menos é mais.
Decoração Minimalista: 4 dicas básicas
Se você ainda não sabe por onde começar, vou te ajudar com algumas dicas básicas que faz com que você de fato possa dizer que entrou para o time dos minimalistas!
1 – Limpe as superfícies
Olhe em volta, o que você vê? Papéis, chaves, copos vazios, canetas, bibelôs de viagens…? Se você realmente quer abraçar a ideia minimalista eles precisam ser removidos do alcance da sua visão.

Pense com calma o que você realmente deseja que fique à mostra. Olhe o que está em cima do rack, em cima da mesa de jantar, na mesa de canto. A função do minimalismo é fugir do caos e poluição visual, logo, cada elemento precisa ter uma função de estar alí.

Nestas salas, a textura da parede de tijolinho ajudou a preencher o ambiente perfeitamente.

Veja também: Qual estilo de decoração combina mais com você?
Cozinha preta minimalista, um ambiente com muita sofisticação.


Veja também: 7 dicas de Organização de Casa da Marie Kondo
2 – Tonalidades básicas
Não chega a ser uma regra, porém é o que vemos de mais comum a pessoas que seguem esse estilo e as pessoas ficam até com um pouco de receio ao pensar em fazer uma decoração minimalista por medo dela ficar com a aparência fria. Não se preocupe, você pode colocar um pouco de cor sim mas sempre lembrando que a ideia é ter um ambiente que transmita uma característica natural livre de exageros.

Nas dicas básicas tenha como base da sua decoração a utilização de tons neutros: branco, cinza, bege, marrom…cores que por si só transmitem tranquilidade. Vamos aos exemplos!

Para fugir disso, adote texturas como: mantas, tapetes, almofadas, velas, tigelas, bandejas, espelhos…! Ideias não faltam! Assim você poderá dar um clima aconchegante ao ambiente. =)







3 – Linhas retas
Seguindo a risca o padrão minimalista de decoração também podemos falar dos modelos de móveis que são adotados. Sempre pensando em criar um visual “limpo” a ajudar a simplificar as tarefas diárias, o estilo minimalista combina com móveis e design simplificado.




4 – Casas Minimalistas Deixam a Luz Entrar
Por fim, a decoração minimalista também pede o uso de luz natural. Deixe que a luz das janelas preencha os espaços vazios do seu cômodo. Use cortinas leves, sem estampas marcadas e preferencialmente de cores claras. Esse detalhe faz com que o ambiente transmita aquela tranquilidade tão desejada nesse estilo de decoração.




Gostaram dessas inspirações? Deixe o seu comentário e siga-nos nas nossas redes sociais! =)
Bjos,
Jaque
Comments 3