Os pisos vinílico e o laminado são dois materiais de revestimentos alternativos ao de madeira, muito mais sustentáveis e econômicos. Mas sempre surge a pergunta na hora de reformar e escolher o piso. Quer saber quais são as vantagens e desvantagens de cada um? Segue o post!
Publicidade
Piso vinílico ou laminado: Qual a diferença?
Além de serem pisos considerados “quentes”, pois trazem conforto térmico ao ambiente, os pisos vinílico e laminado dão um ar mais aconchegante e por um preço mais acessível do que os de madeira. Vamos às características de cada um:
1. Piso Laminado
O piso laminado foi um dos primeiros pisos que vieram como alternativa ao piso de madeira natural pois imita a aparência da madeira sem desmatar a natureza. Em resumo, é feito de um conjunto de materiais divididos em quatro camas: primeiramente um base, a segunda é um substrato de materiais de alta densidade que dão volume ao piso, a terceira é uma impressão que faz com que o laminado pareça madeira e por fim vem a camada de proteção, como um verniz. Ele é aplicado com sistema de encaixe.
Veja também: Cimento Queimado: Como Fazer e +20 Inspirações
Vantagens e desvantagens do piso laminado
Como limpar piso laminado?
Pisos laminados precisam de um cuidado especial na hora da limpeza mas ao contrário do que se pensa eles são muito práticos! As dicas são:
- Use uma vassoura com cerdas macias
- Nunca utilize água
- Use produtos específicos para laminados, como: Destak, Azulim e Super Storm.
Publicidade
2. Piso Vinílico
O piso vinílico é produzido a partir do PVC. É um produzo que pode vir em 4 formatos: régua, placa, click ou manta.
Ele tem um ótimo conforto térmico então se você gosta de andar descalço é uma ótima opção. Além disso, a cola que é usada na instalação é à base d’agua e não possui cheiro.
Vantagens e desvantagens do piso vinílico
Como limpar piso vinílico?
O piso vinílico segue o mesmo padrão de uso de produtos específicos, a única diferença é que o piso vinílico aceita pano úmido mas sem excesso de água, pessoal!
E aí, qual será a sua escolha, piso vinílico ou laminado?