• Home
  • Decoração
  • Decoração de quintal: 5 dicas para transformar o quintal de casa

Decoração de quintal: 5 dicas para transformar o quintal de casa

Você já pensou alguma vez em fazer uma decoração de quintal mas acabou desistindo porque não sabia por onde começar ou por simplesmente por pensar que gastaria muito? Pois, saiba que existem várias ideias excelentes, fáceis, criativas e acessíveis por aí.

Se hoje você não gosta do seu quintal, é fato que nunca vai querer passar seu tempo lá. Por isso, é muito importante que você o decore e faça dele um local onde realmente goste de estar. Não importa se você tem um quintal grande ou pequeno, com os elementos certos e usando bons truques de design, esse espaço pode se tornar um verdadeiro refúgio ao ar livre em sua casa.

Como decorar quintal: estabeleça um plano

Primeiramente, na decoração de quintal, comece pensando nas principais considerações, como o paisagismo e o propósito desejado para o seu quintal. Bem como, as pessoas e os animais de estimação que vão utilizá-lo e como o clima do local em que você vive pode afetar de alguma maneira a configuração e o aproveitamento do espaço.

Sobretudo, tenha em mente desde o princípio, que aqueles projetos que envolvem água encanada, gás ou mesmo instalações elétricas, podem deixar o processo ainda mais trabalhoso. Principalmente se você quiser uma piscina (de fibra, vinil ou piso), uma churrasqueira embutida ou mais pontos de iluminação; é bem provável que tudo isso não seja possível de se fazer sozinho.

Sendo assim, se tiver um grande desafio pela frente, contrate um profissional experiente. Caso contrário, experimente colocar em prática no seu quintal as ideias abaixo, que vão desde elementos DIY, a pequenas reformas de móveis e objetos, além de dicas acessíveis de paisagismo. Com isso, você conseguirá ter um espaço especial, divertido e aconchegante (e nunca mais vai querer sair dele).

Ideias para quintal pequeno

1 – Crie uma área para descanso

Torne o seu quintal mais convidativo, criando uma área de descanso para a família e convidados. Traga assentos, redes, camas de balanço e muitas almofadas para dar um toque aconchegante aos móveis.

Rede na varanda de casa
Decoração de quintal pequeno
Decoração de quintal: 5 dicas para transformar o quintal de casa

Para tornar esta ideia ainda mais econômica, considere usa cadeiras simples de descanso, poltrona de varanda e utilize almofadas com que você já tem em sua casa, por exemplo. Se tiver almofadas com tecidos impermeáveis, opte por eles, pois a durabilidade será ainda maior; já que esses objetos e móveis ficarão diretos no exterior de sua casa, debaixo de sol e chuva.

Decoração de quintal pequeno com deck de madeira e plantas
Decoração de quintal: 5 dicas para transformar o quintal de casa

Via @camiladarq

2 – Decoração de quintal com hortas e plantas

Um dos elementos mais comuns do quintal são as plantas. Apesar de parecer algo complicado de criar e manter, você não tem que ser um jardineiro especialista para cultivar plantas, alguma inclusive são muito resistentes ao sol.

Plantas e horta no jardim

Vale a pena todo o esforço, pois elas trazem ao quintal tudo de melhor, como um espaço verde e arborizado. Sobretudo, você terá verduras, legumes, hortaliças e temperos frescos sempre à sua disposição.

Decoração de quintal com horta pequena
Quintal pequeno decorado com mesa, cadeiras, plantas e balanço

Lembre-se que existem algumas maneiras de otimizar esse espaço, caso seu quintal seja pequeno. Você pode criar hortas compactas de madeiras ou até mesmo verticais (que estão no topo das tendências de decoração de exteriores!). Ideal para quintais com pouco espaço livre, as hortas verticais acabam sendo uma excelente alternativa e podem ser feitas com diversos tipos de materiais, como porta-sapatos na cerca ou na parede, colocando verduras, ervas e legumes nos compartimentos.

Se preferir, você pode construir sua horta vertical com pallets ou com garrafas pet suspensas.

Horta no pallet

Veja mais: Como Plantar Manjericão em Casa

3 – Aposte em cachepots e vasos pendentes no seu quintal

Para quem ama uma decoração mais leve e natural, certamente pode apostar no uso de cachepots e/ou vasos pendentes. Especialmente se o seu quintal for pequeno, esses elementos se tornam essenciais para ter mais plantas e flores, pois assim não ocuparão muito espaço e ainda vão trazer aquele estilo “urban jungle”, garantindo uma boa drenagem enquanto mantém as flores e plantas longe do alcance dos animais de estimação e das crianças.

Plantas pendentes na parede

Se quiser trazer um toque ainda mais pessoal para seu quintal, você pode colocar os cachepots suspensos com Macramê, artesanato que está super em alta desde o ano passado (2020). Já os vasos de cimento, você pode customizá-los de acordo com a decoração do ambiente e pendurá-los através de cordas.

4 – Crie um quintal gourmet para receber bem

Ter um cantinho no quintal decorado para fazer as refeições, um churrasco e também poder receber convidados é fundamental. Esse lugar deverá ser aconchegante e receptivo, com um bom espaço para receber família e amigos.

Decoração de quintal de casa com deck de madeira e rede
Via @acasa_seis

Abaixo com o uso na marcenaria planejada, sem bem vinda!

Decoração de quintal: 5 dicas para transformar o quintal de casa

Decoração de quintal da MRV.

Varanda de casa com mesa e cadeiras
Via MRV
Varanda gourmet com churrasqueira em casa
Via MRV

Por isso, você pode projetar essa área sobre piso ou mesmo um deck de madeira ou deck de plástico, que é mais fácil de colocar em prática sozinho. Veja como fica lindo!

Deck de madeira e pedras brancas para o chão
Link

Aliás, para facilitar o processo, opte por elementos mais simples, como uma churrasqueira portátil, por exemplo. Uma mesa com banco ou cadeiras bem confortáveis também fazem toda a diferença!

5 – Quintal pequeno com piscina: proporcione lazer

É normal pensarmos que para ter uma piscina, é necessário um quintal grande para acomodá-la. No entanto, saiba que mesmo com um espaço limitado, é possível ter um local para se refrescar, especialmente naqueles dias quentes.

Quintal pequeno com piscina pequena

Uma forma mais simples, prática e econômica para isso, é optar pelas piscinas de plástico ou infláveis, pois elas são muito mais fáceis de serem instaladas e cuidadas. Para a instalação, tudo o que você vai precisar é de um terreno firme e nivelado.

Veja também: Piscinas Pequenas: 7 tipos para você se inspirar

Quintal com piscina pequena
Via @acasa.do_parque

Se quiser deixar esse espaço ainda mais bonito, construa um deck em torno da sua piscina e decore esse espaço com flores, uma cascata compacta ou um pequeno jardim ao redor.

Piscina pequena com deck na varanda

Gostaram?? Veja também as nossas redes sociais! =)