O papel de parede é o tipo de acabamento mais versátil que existe, pois ele pode ser aplicado facilmente, tem grande longevidade, é prático e ainda possibilita uma reforma rápida, caso a pessoa queira mudar a decoração. Por isso, é um dos itens decorativos mais procurados atualmente para ambientes internos, principalmente para a sala e quarto.

Por isso, não poderíamos deixar de trazer algumas dicas de como escolher um papel de parede lindo para sua casa. A seguir você poderá conseguir algumas dicas para realizar essa escolha.
1. Considere a decoração que já existe no ambiente
Essa dica vale para ambientes que já estão decorados. Se a ideia é renovar na decoração utilizando um papel de parede para dar uma cara nova ao ambiente, considere a decoração que já existe.


O papel de parede precisa se integrar com os demais elementos decorativos do ambiente para que não fique extremamente chamativo e nem apagado demais na decoração.

Sempre de forma equilibrada.

Papel de Parede Abstrato com Bolinhas
2. Comece a decorar o ambiente inspirado no papel de parede
No caso de cômodos que não possuem nenhuma decoração, o papel de parede pode inspirar você a criar uma decoração específica para esse ambiente.

Aliás, é uma ótima ideia começar a decoração do ambiente pelo papel de parede, usando-o como inspiração. Assim você pode trazer outros elementos para combinar com o papel de parede.
Publicidade
O ideal nesse caso é pensar em quais possibilidades você teria com a escolha de determinado papel para a parede. Por exemplo, se usar um papel com listras azuis e brancas, é interessante trazer tons de azul e branco, mas de forma sutil para que o ambiente não fique carregado.
+ Cores que combinam com Azul na Decoração

3. Escolha o papel correto o tipo de ambiente: sala, quarto, cozinha…
Outra dica importante é considerar o tipo de ambiente durante a escolha do seu papel. Isso porque o modelo escolhido pode não combinar com o tipo de ambiente, se você não fizer essa consideração.
Para quartos infantis, escolha desenhos lúdicos, bolinhas e desenhos.

Por exemplo, um papel mais clássico não combina com um quarto de um adolescente.

Assim como uma estampa de fazendinha não tem nada a ver com a parede de uma sala de estar.
Então considere o ambiente para que o desenho do papel harmonize com esse espaço. Estampas suaves, flores, desenhos ou recortes geométricos, são ótimas escolhas para quartos.
Já as estampas clássicas ficam lindas na sala de estar, jantar e até no banheiro.
Publicidade
4. Considere as paredes em que o papel de parede será instalado
Essa dica é importante para que você escolha a estampa do papel de parede. Se for todas as paredes do cômodo, é melhor que a estampa seja bem sutil, com cores neutras e claras para não sobrecarregar o ambiente.

Mas se a ideia é chamar a atenção para uma parede em específico no cômodo, é interessante explorar estampas mais chamativas, como papel de parede de tijolinhos, pedra, estampa geométrica, floral, entre outros.

Agora que você já sabe como escolher o modelo de papel de parede ideal para o ambiente que você deseja decorar.