Publicidade

Quarto Montessoriano: como montar + projetos incríveis

Saiba as razões para você montar um quarto montessoriano para o seu bebê e tudo que você precisa para montar um!

Imagine esse cenário: você vai ter ou já tem uma criança com alguns meses ou  anos de vida, essa fase normalmente costuma ser bem difícil para as mamães, principalmente porque é nestes primeiros anos que os filhos são mais dependentes dos pais.

Mas e se você tivesse a sua disposição uma forma de não só dar mais liberdade e independência ao bebê, como esse processo também funcionaria como uma auto educação?

Seria ótimo, certo? Pois ele já existe e é chamado de método Montessori. Essa metodologia foi criada em 1907 pela educadora italiana Maria Montessori.

Essa técnica criada pela educadora italiana tem como propósito oferecer à criança um quarto montessoriano, que nada mais é que decorar o ambiente com itens que fiquem na altura do bebê. Isso irá estimular o desenvolvimento e a autonomia de forma segura para que o seu filho se sinta a vontade de explorar esse espaço. Interessante não?

Quer saber como montar um quarto montessoriano? Falamos sobre isso logo abaixo. 

Itens para montar um quarto montessoriano

Primeiro de tudo, não esqueça de pensar em harmonia na hora da decoração do quarto montessoriano, isso faz com que o ambiente fique ainda mais bonito.

1 – Cama Montessoriana

Com isso em mente, agora vamos ao item mais essencial dentro desse ambiente: o local onde seu filho(a) vai dormir. Ao invés de comprar um berço, que automaticamente é um móvel alto onde o bebê só pode entrar e sair com a ajuda dos pais, você vai substituí-lo por uma cama montessoriana ou um colchonete no chão.

Quarto de criança com cama montessoriana

Isso permite que a criança tenha mais autonomia e possa levantar ou deitar a hora que quiser, sem depender dos pais para isso.

Cama montessoriana no quarto infantil

2 – Móveis montessorianos

Outro elemento importante são os móveis, no geral. Deve-se colocar poucos deles no quarto e todos numa altura que a criança possa alcançar. Isso também permite que o quarto fique mais espaçoso.

Ainda falando sobre isso, invista em um guarda-roupa que tenha uma parte baixa, e coloque algumas roupas e sapatos que estarão sempre ao alcance do seu filho.

Móveis montessorianos
Guarda-roupa montessoriano para crianças

O mesmo vale para mesas e cadeiras, e locais para guardar os brinquedos. Hoje em dia, o mercado de móveis trabalha com linhas específicas para crianças, então com certeza não vai ser difícil você achar os itens que estamos citando aqui.

Móveis montessorianos para crianças

Quarto de criança unisex com cama montessoriana
Quarto de menina com móveis montessoriano

Quarto de criança com método montessoriano

Outra coisa que você não pode esquecer no quarto montessoriano do seu bebê é o tapete. Esse objeto estimula o tato.

Quarto montessoriano menino

Espelho e fotos da família também são válidos, isso faz com que a criança reconheça a si mesmo e outras pessoas.

Método montessoriano para crianças

Aposte igualmente em cores e formas seguras, para que o bebê possa tocar em tudo.

Dicas de segurança no quarto montessoriano

Apesar da ideia do quarto montessoriano ser a criança mexer em tudo, você precisa ter cuidados com algumas coisas.

Por exemplo, na hora de comprar os móveis, não esqueça de verificar se eles não tem quinas vivas. É igualmente importante testar a estabilidade deles para evitar qualquer tipo de acidente no futuro.

Comentamos sobre espelho logo acima, mas ao invés de comprar algo em vidro, prefira materiais em  acrílico. Inclusive para os porta-retratos.

Quarto com método montessoriano para crianças

Lembre-se também de deixar as tomadas em lugares estratégicos, no alto, atrás dos móveis ou tampados.

Se o bebê está começando a dar os primeiros passos, é uma boa ideia instalar barras neste ambiente, isso dará mais segurança para ele ou ela andar dentro do quarto.

Na hora de pendurar quadros, prefira fazer isso com fita dupla face ao invés de pregos.

Por fim, opte por um piso que seja adequado para quedas. Caso não encontre, você pode trocá-lo por tapetes ou tatames emborrachados. Além de proteger seu filho, também são itens decorativos que podem dar aquele toque a mais no quarto montessoriano.

Apesar de parecer meio assustador para as mamães, estimular a independência dos filhos desde cedo permite que vocês dois tenham suas próprias rotinas sem um ficar dependendo do outro para tudo.

Além da independência, o quarto montessoriano é uma forma de dar mais liberdade para a criança explorar um mundo ainda desconhecido para ela. Ao mesmo tempo que oferece aos pais a chance de retomarem, aos poucos, sua antiga rotina.

Ou seja, todo mundo sai ganhando nessa história.

E aí, gostou das nossas dicas de como montar um quarto montessoriano? Ficou com dúvida em algum tópico? Nos conte nos comentários e vamos tentar ajudar. Não esqueça de compartilhar esse artigo.

Bjos,

Jaque


Gostaram?? Veja também as nossas redes sociais! =)

PESQUISE NO BLOG

POSTS MAIS RECENTES

NOSSAS REDES SOCIAIS

PUBLICIDADE