• Home
  • Decoração
  • Cozinha Americana: conheça mais sobre esse design + 15 inspirações!

Cozinha Americana: conheça mais sobre esse design + 15 inspirações!

A busca por integração de ambientes faz com que a cozinha americana seja a melhor opção na decoração. Veja essas inspirações!

Não é de hoje que os brasileiros são conquistados por tendências americanas de decoração. A bola da vez é a cozinha americana. Ao contrário do que estamos acostumados por aqui, esse design incentiva a flexibilidade e a praticidade, mas sem esquecer do charme.

Abaixo, separamos algumas dicas para você montar sua própria cozinha americana. Vamos lá?!

O que é uma cozinha americana?

A cozinha americana é caracterizada por ter um balcão de alvenaria, madeira ou ferro, dividindo os ambientes de sala e cozinha. Ao mesmo tempo que divide, o balcão também integra pois os dois ambientes complementam um ao outro.

Modelo de sala com cozinha americana
Fonte: @karinebastosarquiteta

É uma excelente opção para casas e apartamentos pequenos fazendo com que a sala e cozinha fiquem aparentemente mais amplas.

Como montar uma cozinha americana

1 – A bancada da cozinha

Essa, sem dúvida nenhuma, é a característica mais marcante da cozinha americana. O balcão é a peça principal nesse design americano. Ele é tão o centro das atenções que, normalmente, é posto justamente no meio do cômodo. E isso não é à toa.

1.1 – Cozinha americana grande com bancada de mármore e tons claros

Cozinha americana com balcão de mármore e tons claros

Essa localidade serve para integrar as pessoas na hora que você está preparando uma refeição, seja durante o café da manhã ou em uma confraternização com os amigos.

1.2 – Cozinha em U integrada com a sala e bancada para refeições

Cozinha americana cinza com bancada e cadeiras

1.3 – Cozinha americana planejada com armários para guardar utensílios

Outra coisa bem legal desse móvel é que você pode instalar gavetas, portas e outros espaços para guardar talheres, copos, e tudo o mais que você tiver. Aliás, é uma excelente ideia para quem tem uma cozinha pequena e precisa fazer todo um malabarismo para guardar utensílios no espaço disponível.

Cozinha americana com armários planejados

1.4 – Bancada estendida na cozinha integrada com a sala

Cozinha Americana: conheça mais sobre esse design + 15 inspirações!

2 – Eletrodomésticos e utensílios à vista

Qual é a primeira coisa que você vê, aliás, que você não vê quando entra numa cozinha no Brasil ou nas cozinhas de antigamente? Todos os eletrodomésticos estão guardadinhos dentro do armário.

Enquanto aqui, eles são “escondidos”, na cozinha americana eles ganham destaque. Ao invés de ficarem guardados, eles são dispostos nas bancadas, prateleiras e balcões.

Cozinha Americana: conheça mais sobre esse design + 15 inspirações!

Essa simples mudança vai deixar o ambiente com um ar muito mais moderno, além de facilitar o dia a dia, ou seja, você terá tudo ao alcance da mão. Uma dica, neste caso, é apostar nos eletrodomésticos coloridos para dar um toque a mais e ajudar na composição da sua cozinha.

Sala pequena com cozinha integrada

3 – Louças também ficam à vista

Outra coisa que pode definitivamente dar adeus ao armário na sua cozinha americana são as louças. Ao invés de guardá-las, deixe-as à mostra. Além de exibir seu lindo conjunto para as visitas, você economiza tempo ao não ter que guardar ou pegar o objeto toda vez que precisar comer ou cozinhar.

Cozinha americana de apartamento

Via @studiodb.arq

Cozinha Americana: conheça mais sobre esse design + 15 inspirações!

4 – Dê mais funções ao seu balcão

Assim como deixa sua cozinha com um toque americano e ainda te ajuda na otimização de espaço, o balcão tem uma outra utilidade: ele pode e deve ser usado como mesa. Quando não estiver preparando refeições nele, sirva as refeições neste móvel.

4.1 Bancada de mármore com cooktop junto com bancada auxiliar de madeira para refeições

Pode ser ser utilizado para colocar o cooktop, a única desvantagem é a fumaça que pode se espalhar mas tendo um bom sistema de ventilação isso pode não ser um problema.

Cozinha Americana: conheça mais sobre esse design + 15 inspirações!

4.2 – O uso do exaustor é essencial para evitar que a fumaça se espalhe

Cozinha americana planejada

4.3 – Mais uma vez a união de dois tipos de bancada: a de mármore para cozinhar e a bancada de madeira para servir.

Cozinha americana com duas bancadas e exaustor

4.4 – Mesmo pequena, a bancada pode funcionar bem para pequenas refeições

Cozinha Americana: conheça mais sobre esse design + 15 inspirações!

4.5 A bancada de mármore sempre muito elegante

Cozinha Americana: conheça mais sobre esse design + 15 inspirações!

E isso pode ser tanto no dia a dia, como em reuniões com os amigos. Lembre-se que seu formato tem justamente o papel de integrar todo mundo que está em volta dele. Então, abuse dessa possibilidade.

cozinha americana integrada com a sala e banco e cadeiras
Fonte: @domumarquitetura

Gostou das nossas dicas? É bem simples fazer uma cozinha americana, não acha? Além de não exigir muitas mudanças, digamos assim, esse design tem caído na graça dos brasileiros por sua praticidade, já que o modelo incentiva você a deixar os objetos que usa no dia a dia sempre à mão, o que com certeza vai otimizar seu tempo na cozinha.

Cozinha Americana: conheça mais sobre esse design + 15 inspirações!
Fonte: @domumarquitetura

Além da flexibilidade. Você pode apostar nesse design mesmo que a sua cozinha não seja muito grande. Mas claro, não podemos esquecer que outro motivo para o estilo ter virado uma febre é o charme e o ar mais profissional e moderno que a cozinha americana dá ao cômodo.

Agora é só colocar as mãos na massa e criar a sua!


Gostaram?? Veja também as nossas redes sociais! =)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *