• Home
  • Decoração
  • Cozinha planejada: vantagens, desvantagens e modelos para se inspirar

Cozinha planejada: vantagens, desvantagens e modelos para se inspirar

Então, quer saber as vantagens e desvantagens de ter uma cozinha planejada? Nesse artigo você vai perceber que cozinhas planejadas são a solução perfeita para todas as suas necessidades, seja sua cozinha grande ou pequena.

A cozinha, sem dúvidas, é um dos espaços mais importantes da casa. Ela geralmente deve ser atraente, mas também deve fornecer o máximo de funcionalidade e comodidade.



Hoje em dia tornou-se praticamente uma necessidade ter uma cozinha planejada, pois ao contrário das cozinhas tradicionais, ela aproveita melhor o cômodo, deixa os eletrodomésticos e objetos muito mais organizados e dá um ar moderno à sua casa. Vamos ver alguns pontos que você precisa colocar na balança na hora de decidir por uma cozinha planejada.

Cozinha planejada: vantagens, desvantagens e modelos para se inspirar
Fonte: @apartamento031

Vantagens da cozinha planejada

Hoje, as cozinhas são mais do que apenas espaços utilitários. Elas servem não só para cozinhar mas também para compartilhar refeições informais, passar tempo com a família, fazer a lição de casa dos filhos e, às vezes, fazer o próprio trabalho de escritório. Em resumo, essa é uma área multiuso e precisa ser projetada para suprir todas necessidades. Sendo assim, aqui vão algumas das vantagens:

Modelo de cozinha planejada com bancada em L

1 – Cozinhas Planejadas tem Durabilidade

Na maioria das vezes, os móveis planejados são extremamente duráveis ​​e devem resistir a atividade do tempo. Uma vez que estes não são movidos muito, ele sofre poucos danos devido ao manuseio incorreto. Além disso, você pode optar por trabalhar com um marceneiro de confiança que pode permitir que você escolha o tipo de material usado para construir seus móveis, para garantir que você obtenha a melhor qualidade possível.

Cozinha planejada pequena moderna com armários planejados

2 – Espaço otimizado e inteligente

As cozinhas planejadas sempre oferecem um armazenamento inteligente e garantem que tudo o que você precisa diariamente esteja ao seu alcance. Outro ponto importante, armários bem posicionados ajudam a tirar toda a desordem das bancadas.

Armário de cozinha planejada

Quando você leva em consideração o espaço para armazenar alimentos, pratos e eletrodomésticos, sua cozinha fica bem mais organizada.

Cozinha planejada pequena com armário lateral


3 – Autenticidade

Se você não quer peças de mobília que se pareçam com as de outra pessoa, a mobília embutida é a melhor escolha para você. Essas peças ajustadas são projetadas especificamente para o layout da sua casa. E, embora os designs possam ser semelhantes a outros, as peças integradas são feitas exclusivamente para você. Além disso, a cozinha planejada tem um design mais elegante, limpo e moderno.

Cozinha planejada cinza
Via @vemcomagabi

Já pensou que com essa opção, você pode ter aquela cozinha que sempre sonhou, igual aquelas que aparecem em seus programas de decoração favoritos?

Armário de cozinha planejada em L
Fonte: @nathysahid.interiores

4 – Valorização da casa

Se você planeja revender seu imóvel no futuro, o valor de seus móveis embutidos o acompanhará. Uma casa vazia versus uma que já possui móveis embutidos certamente terá uma valorização no preço final.

Cozinha planejada em U com bancada
Cozinha planejada pequena em U
Via @ape.casal20

5 – Cozinha planejada traz facilidades e comodidades

A comodidade, uma vez que dispõe de um espaço de arrumação bem compartimentado e um espaço concebido para cozinha e trabalhar utensílios é muito mais fácil. E a cozinha planejada pode ser limpa e mantida de forma confortável, sem contar que requer menos esforço.

Veja também: Cozinhas Planejadas Simples: + 25 modelos e dicas de como economizar

Gaveta com marcenaria inteligente


Armário planejada na cozinha
Armário planejado com cesto de lixo embutido

6 – Design personalizado

Você pode escolher entre uma gama super abundante de acabamentos, cores e padrões. Além disso, ter um bom design de cozinha acrescenta funcionalidade, estética e valor da sua casa.

Cozinha planejada em l com ilha

Via Archtrends Portobello



Desvantagens da cozinha planejada

Apesar de apresentar muitos benefícios, a cozinha planejada também pode ter algumas desvantagens, como:

1 – Mudanças futuras podem ser desafiadoras

O design pode ficar entediante ou até mesmo fora de moda no futuro, mas não há muito o que fazer quando sua cozinha tem móveis planejados. Se você não quiser viver com o projeto existente, acabará tendo que pedir a um marceneiro removê-lo e construir um novo. E se você é do tipo de pessoa que gosta muito de reorganizar os móveis, os planejados não vão funcionar muito bem para você.

Cozinha planejada: vantagens, desvantagens e modelos para se inspirar

2 – Você tem que deixar na casa, caso decida se mudar

Falamos sobre a vantagem da cozinha planejada ficar no imóvel mas pelo mesmo motivo isso pode ser uma desvantagem. Você não vai poder revender ou levar os móveis junto com você se optar por se mudar de casa. Portanto, você terá que deixar toda mobília embutida para trás. Nesse caso seria melhor comprar os móveis modulados.

Cozinha planejada: quanto custa?

Para obter essa resposta, você precisará levar em consideração o tamanho da sua cozinha, o layout, o tipo de material dos móveis que você irá escolher, bem como as cores e acessórios. De uma forma geral, o preço inicial gira em torno de R$3.000,00 e pode chegar até onde seu limite de orçamento permitir. Por via de regra, cozinhas com espaços maiores ou com mais detalhes tendem a deixar os preços mais caros, pois irão precisar de uma quantidade maior de materiais para compor todo o ambiente.

Qual o tipo e formato ideais para sua casa?

Existem alguns tipos e formatos de cozinha planejada: a cozinha americana, a integrada, fechada, linear, em L, em U ou com ilha. Na hora de escolher, você deve levar em consideração sua rotina, o espaço disponível e suas preferências.

Cozinha planejada: vantagens, desvantagens e modelos para se inspirar

Você gosta de receber amigos em casa e interagir com eles enquanto faz um jantar? A cozinha americana ou a integrada com a sala podem ser excelentes. No entanto, se você gosta de privacidade e não quer que o cheiro da comida se espalhe pela casa, a cozinha fechada pode ser a mais ideal para seu caso. 

Cozinhas planejadas: ideias para inspirar

Veja inspirações de cozinha planejada integrada, com bancada, fechada, linear, em L, em U, cozinha com ilha e cozinha americana.

1 – Cozinha planejada integrada com a sala

Modelo de Cozinha planejada integrada

Via @eduardomuzzi.interiores

Modelo de Cozinha planejada integrada com a sala

2 – Cozinha planejada com ilha

Cozinha planejada com ilha é o sonho de muita gente!

Cozinha planejada com ilha

Via @tamishome

Cozinha planejada com ilha

Via @ddesigndecor

3 – Cozinha planejada em L

Cozinha planejada em L

Via @aptdabia



Cozinha planejada em L

Via @lidianyalvesarquitetura

Cozinha planejada em L pequena

Via @arq.julia

Cozinha planejada em L

Via @jeana_arquitetura

4 – Cozinha Planejada em U

Cozinha planejada em U


5 – Cozinha planejada com bancada

Cozinha americana integrada

Via @elasduasdecoram

Cozinha planejada: vantagens, desvantagens e modelos para se inspirar

Via @mk_maison

Cozinha planejada preta com bancada de madeira

6 – Cozinha planejada fechada

Cozinha planejada: vantagens, desvantagens e modelos para se inspirar

Via @carolinavitniski.arq

7 – Cozinha americana

Veja também: Cozinha Americana Pequena : + de 16 inspirações

Cozinha americana pequena

Via @arq.p.p

Cozinha americana pequena integrada com a sala
Cozinha americana moderna

Via @mendesarquitetura

8 – Cozinha planejada simples e pequena

Cozinha planejada simples e pequena

Gostaram? Deixe o seu recado!

Bjos, Jaque


Gostaram?? Veja também as nossas redes sociais! =)