• Home
  • Decoração
  • Detox para deixar a casa limpa e organizada para o final do ano

Detox para deixar a casa limpa e organizada para o final do ano

Você topa começar o próximo ano mais leve, com a casa limpa e energizada? Se sua resposta for “sim”, a seguir apresentarei um planejamento diário com dicas práticas para te ajudar a reduzir o estresse e o tempo de limpeza. Confira!

Uma limpeza completa antes do Natal deveria ser uma coisa obrigatória para todos que desejam aproveitar ao máximo do feriado que traz esse sentimento de virada, de vida nova. Além disso, se você sempre tem que se preparar para receber os convidados durante essa época do ano, talvez seja uma boa ideia tentar começar a dar uma atenção maior à sua casa.

Infelizmente, ao longo da vida acumulamos coisas que não precisamos, gastamos nosso tempo e dinheiro com algumas que até são boas, mas que acabarão não sendo tão úteis para nós. Em razão disso, é fundamental que você comece reduzindo itens e abrindo espaços, para eliminar qualquer possibilidade de acúmulos desnecessários.

Por que é tão importante fazer um detox na casa?

Quando eliminamos coisas inúteis de nossa vida, passamos a ter menos estresse, mais benefícios financeiros (pois entendemos melhor nossos gastos) e também temos mais tempo livre para curtir com a família e os amigos. Além disso, quando organizamos a bagunça e nos livramos de tudo aquilo que não nos traz benefícios, que estamos apegados. Isso é muito poderoso psicologicamente falando. A desorganização sempre reflete algo mais profundo dentro de nós, lembre disso.

Quando você coloca sua casa em ordem, você coloca sua vida e seu passado em ordem também.

Marie Kondo

Embora tudo isso nos traga diversas vantagens, vale lembrar que o processo de “destralhar” precisa ser feito com calma, porque ele nunca tem um fim. Todo dia você vai perceber que haverá algo que não usa e que precisará ser descartado. Portanto, leva tempo, requer paciência, persistência e muita disciplina.

Mas afinal, sempre vale a pena, pois uma casa sem tanta tralha, faz a mente e a vida funcionarem melhor e torna tudo ainda mais simples.

Como iniciar e facilitar o processo para deixar a casa limpa?

O segredo para conseguir dar conta de organizar a casa até o Natal, é começar o quanto antes. Planejar as tarefas de limpeza e colocá-las em prática com vários dias de antecedência, com certeza vai tornar o processo menos estressante!

Vamos para as dicas passo a passo:

1 – A sala de estar

Sala com sofá cinza, almofadas e quadros

Primeiro, pense nesse ambiente de um modo mais geral. Agora, estabeleça qual é seu uso real e tente visualizar tudo o que tem nela. Sua sala de estar serve tanto para receber amigos quanto para assistir TV? Ou o uso do espaço é sempre um só?

Se for um ambiente onde o foco principal é o de interação e não o de assistir TV jogado no sofá, por exemplo, o ideal é que o layout de sua sala seja configurado para que as pessoas possam interagir umas com as outras e somente com objetos que façam sentido para você. Sendo assim, para otimizar esse ambiente, você poderia:

  • Retirar aqueles objetos que não trazem boas lembranças, que já não te dão mais felicidade ou que ocupam muito espaço. Como DVDs, discos de Vinil, CDs, livros, revistas, aparelho de VHS/DVD, itens de decoração que já não combinam mais com seu estilo, quadros ou porta-retrato, entre outros;
  • Separar fios e cabos de aparelhos eletrônicos quebrados ou que você não utiliza mais, para descartar em pontos de coleta (isso vale também para as pilhas e baterias);
  • Troque as capas das almofadas, lave as cortinas e tapetes, limpe as paredes e rodapés. Além disso, aspire o sofá e aqueles cantos da sala que geralmente ficam esquecidos durante o ano.
  • Vale a pena procurar um aromatizador para deixar na sala, assim quando você entrar na sua sala já vai ter aquela sensação de casa limpa.
  • Se você gostar, coloque uma plantinha na sua sala. Ela muda completamente os ares do ambiente!

2 – Cozinha

Cozinha planejada organizada

A cozinha é o coração da casa e também o lugar onde se guardam muitos itens miúdos, principalmente nas gavetas. Por isso, é necessário tomar sempre cuidado para não acabar acumulando coisas desnecessárias e fazendo desse ambiente um verdadeiro caos.

Durante as festividades é capaz que você passe uma boa parte do tempo na cozinha preparando comidas e sobremesas; especialmente se estiver recebendo convidados. Então, é muito importante deixá-la limpinha, organizada e somente com o que se precisa!

Como esse espaço requer mais esforço, o ideal é começar fazendo o detox logo pela manhã e deixar o dia reservado só para isso. Sendo assim:

  • Verifique a despensa e jogue fora tudo o que está sem etiquetas, desatualizado ou vencido. Lembre-se de que hortaliças e temperos não duram para sempre. Para facilitar, separe os alimentos em potes etiquetados ou também fáceis de empilhar.
Potes de mantimentos organizados com tag
  • Organize as gavetas de armários e retire delas os utensílios, eletrodomésticos, panelas e potes que estejam quebrados ou que não tenham mais utilidade para você. Opte por manter o mais prático, em bom estado e que seja útil. Separe os itens restantes por categoria, como doar, descartar, devolver, vender ou consertar.
  • Limpe a geladeira e os compartimentos dos armários com detergente neutro, multiuso ou com solução de água e bicarbonato de sódio. Utilize organizadores para sequenciar seus alimentos.
  • Se tiver freezer, forno, coifa, máquina de lavar louça ou microondas, utilize produtos que permitam limpar superfícies anti aderentes e delicadas como acrílico, aço inox e vidros sem riscar.
Despensa organizada com potes de mantimentos

3 – Quartos

Após todos preparativos do Natal e uma noite comemoração, você você vai querer um lugar onde possa relaxar. O objetivo principal aqui, será o de ter um quarto limpo, arrumado e com coisas que te façam se sentir bem.

Assim como a cozinha, tenha em mente que dependendo a quantidade de itens que você tiver, o detox poderá ser um processo demorado. Portanto, não se cobre para terminar rápido e tenha em mente que o importante será entrar em 2021 se sentindo mais leve, com esse espaço mais funcional e sem tralhas. Comece pelo guarda-roupa, em seguida gavetas de cômoda e cabeceira.

  • Retire e pique aquele monte de papel e documentos que se perdem nas gavetas e caixas durante o ano.
  • Aspire e tire o pó de todas as superfícies. Limpe luminárias, interruptores, maçanetas e tomadas.
  • Troque a roupa de cama. Certifique-se de que toda a roupa lavada seja recolhida e guardada no lugar correto. Separe roupas e acessórios que você pretende doar ou vender, por não utilizar mais ou porque não fazem mais sentido pra você;
Cama box com jogos de cama organizado

Via @lar_ap_43

4 – Banheiro

Banheiro pequeno com tons claros limpo e organizado

Via @ap904a

Para muitas pessoas, o banheiro é o cômodo mais temido da casa na hora da limpeza. Entretanto, uma boa organização e higienização são os meios mais eficientes para manter esse espaço mais prático e limpo para o dia a dia.

Veja também: Organização de Banheiro: 8 Dicas Simples e Práticas!

Vamos para as dicas!

  • Comece pelos cosméticos, jogando fora aqueles que estão vencidos (como perfumes, cremes e maquiagens), também as embalagens ou frascos vazios. Lembre-se que algumas empresas recebem embalagens serem recicladas. Então, não faça o descarte incorreto, combinado?
  • Se livre de barbeadores e grampos enferrujados, bem como escovas de dente gastas e pentes quebrados;
  • Limpe as paredes, o balcão, o espelho e a pia. Esfregue o chão, o box do chuveiro, azulejos e o vaso sanitário;
  • Troque os tapetes e toalhas;

5 – Área de serviço

Esse é o espaço mais multifuncional da casa, pois é ele que comporta todas atividades do nosso dia a dia. Por isso, quando a lavanderia é configurada para ser um espaço mais funcional, no que diz respeito à organização e armazenamento, as tarefas de lavanderia se tornam mais simplificadas e eficientes.

  • Jogue fora cabides quebrados, rodos sem borracha, vassouras gastas, recipientes de produtos vazios, cestos de roupas ou baldes danificados;
  • Limpe as prateleiras, os armários por fora e por dentro e não se esqueça dos eletrodomésticos;
  • Organize os armários e verifique se estão abastecidos com produtos e itens de higiene. Aproveite também para repor aqueles que você utilizou durante o processo de detox em sua casa;
Armário de área de serviço organizada

Além de seguir todas essas dicas, o é ideal é ter um plano para conter toda aquela desordem de Natal que parece se multiplicar diante de seus olhos. Coloque as lixeiras em um local de fácil acesso e tenha sacos de lixo sempre ao alcance. Se você dedicar um tempo para fazer essas tarefas agora, quando o Natal chegar, sua casa estará organizada e limpa, para que você possa curtir esse dia ao lado de sua família.  

Abraços, Jaque =)


Gostaram?? Veja também as nossas redes sociais! =)