• Home
  • Quartos
  • Como Organizar Guarda Roupa: dicas e inspirações

Como Organizar Guarda Roupa: dicas e inspirações

As dicas de como organizar guarda roupa virou um dos temas mais procurados nessa quarentena! Nem sempre temos tempo suficiente para organizar uma parte super importante da casa.

Mas você sabe organizar corretamente o guarda-roupas e dobrar tudo direitinho nas gavetas? Veja esse post pois eu vou te mostrar dicas preciosas!



A um tempo atrás eu mostrei aqui a técnica da Marie Kondo que mudou a vida de muita gente, mas ela fala especificamente do guarda-roupas e sim da casa toda, o que é ótimo pois já ficou comprovado que uma casa arrumada traz muitos benefícios para a saúde (mental e física)!

Dar aquela geral no armário pelo menos duas vezes no ano faz com que reflita o que serve e o que não serve para você, não só se tratando de roupas mas também na sua vida! Acredite, dar espaço para o novo pode atrair muitas coisas boas em outras áreas da sua vida também. O ato de desapegar ao que não te serve mais é poderosíssimo! Tudo que fazemos fisicamente começa pela mente.

Organização de guarda roupa: dicas e passo a passo

Antes de começar a arrumação você vai ver que o que começa mesmo é a bagunça rsrs. Mas calma, é uma parte necessária de seleção e você vai perceber que muitas peças de roupas você nem lembrava que tinha! Talvez você precise tirar mais de um dia para terminar tudo.

Retire tudo dos armários e gavetas e olha peça por peça. Separe tudo em 3 blocos: o que vai ficar, o que você vai doar e o que você vai jogar fora.

Uma das formas de você se desfazer daquelas roupas que usou pouco ou que nunca usou é através do site Repassa. Basta pedir a sua Sacola do Bem, ela chega em casa e você devolve para o site. Lá ele analisam e pagam a você na medida que vão vendendo. Uma ótima oportunidade para ainda ganhar uma graninha com os seus desapegos. Ah, e para quem mora em São Paulo, ele retiram na sua casa. =) (link)

Agora voltando, e nas roupas que você decidiu ficar, separe em categorias: calças, vestidos, roupas íntimas e etc.



Organizadores de guarda roupas

Segundo passo é que você precisará ver quais são os tipos de acessórios de organização que poderão te ajudar a deixar tudo o melhor possível! Cada armário e cada gaveta tem um tamanho diferente então você precisará adaptar essas dicas.

  • Cestos organizadores
  • Cabides padronizados
  • Caixas
  • Colméias organizadoras de gavetas
  • Capas protetoras

Veja também: Detox para deixar a casa limpa e organizada 

1 – Roupas de pendurar

O primeiro passo para começar a organizar o guarda-roupa é pendurar as peças no cabide.

Utilize cabides padronizados para que as roupas fiquem certinhas visualmente. Para as saias, shorts e bermudas, você pode utilizar cabides com presilhas e para blusinhas femininas de alça utilize cabides com cava ou coloque um elástico na ponta para elas não caírem.

Disponha as roupas da seguinte forma: as blusinhas de alças primeiro, depois as de manga curta e depois as de manga longa, sempre viradas para o mesmo lado, assim como sempre vemos nas lojas.

Como organizar guarda roupa: roupas penduradas no cabide

Guarda roupa organizado


2 – Como organizar guarda roupa: dobrando perfeitamente

Agora vem a parte das dobras! Para isso você precisará aprender o truque de dobrar cada peça. Eu já ensinei aqui nesse post com alguns exemplos mas vale a pena relembrar. Você vai perceber que as roupas dobradas dessa forma dificilmente amassam.

Veja também: 7 dicas de organização de casa da Marie Kondo

Roupas dobradas dentro da gaveta

organização de guarda roupa com roupas dobradas

Como Organizar Guarda Roupa: dicas e inspirações

Calças dobradas em gavetas


Roupas dobradas em colméias na gaveta

3 – Organização de gavetas

Existem diversos tipos de organizadores de gavetas e você precisará ver qual se adapta melhor para o seu guarda-roupa. Você pode também utilizar organizadores, desde colmeias até aquelas cestinhas organizadoras, inclusive caixas que você tenha em casa e que dê para reaproveitar!

O benefício de dispor as roupas na gaveta dessa forma é que a gente tenha uma visão clara de tudo evitando desperdício de tempo, estresse desnecessário e mantendo a arrumação com mais facilidade.

gaveta arrumada com separadores

Aqui um ótimo exemplo de como organizar guarda roupa infantil.

organização de roupas de criança


Gaveta de roupas infantis organizadas

4 – Roupas íntimas, meias e camisolas

Para organizar roupas íntimas a melhor forma é utilizar colméias organizadoras! Elas podem ser colocadas tanto em gavetas quando em prateleiras.

organização de roupas íntimas

Como Organizar Guarda Roupa: dicas e inspirações

colméias organizadoras na gaveta

colméias organizadoras na organização de gavetas

Veja também:

Decoração de Quarto de Casal Simples

5 – Roupas de cama

A dica para a roupa de cama é deixar elas organizadas em conjunto. Assim, quando você fizer a troca já terá em mãos o kit completo. Rápido e fácil dessa forma abaixo.

Organização de roupas de camas

Jogo de roupas de cama organizada


Além disso, outra dica fundamental é dobrar lençol de elástico corretamente, veja a dica!

Como dobrar lençol de elástico, passo a passo

Cestos são ótimo auxiliares para setorizar as peças.

cestos organizadores

Como Organizar Guarda Roupa: dicas e inspirações

6 – Itens de pouco uso

Aquelas peças ou acessórios que você usa pouco ou são específicos de cada estação você pode colocar em caixas e deixar na parte de cima do armário. Mas lembre sempre de etiquetar cada caixa, assim você não precisará abrir todas elas para alguma alguma coisa específica.

No caso de ternos, casacos de couro e vestidos festa, dê preferência em deixá-los em capas de tecido para protegê-los.

Caixas organizadoras de guarda roupa

E aí? Vamos trocar os ares em casa?? Faça o teste!

Bjos,

Jaque


Gostaram?? Veja também as nossas redes sociais! =)