Publicidade

8 Melhores dicas de como organizar a cozinha e ganhar mais espaço

Veja aqui as melhores dicas de como organizar a cozinha! Fazer aquela comida preferida para você ou sua família, mas a parte de limpar e organizar cozinha nem tanto, não é mesmo? Mas sabia que existem alguns truques que você pode usar para deixar esse espaço sempre arrumado? Nós vamos falar sobre isso logo abaixo. Vamos lá?!

Dicas de com organizar cozinha
Dicas de com organizar cozinha

Quando o assunto é arrumar a casa, a organização da cozinha pode ser um desafio e tanto. Isso porque é um ambiente onde a família inteira usa e cada um usa de um jeito, não é mesmo? Sendo assim, precisamos inventar um esquema onde todos saibam onde fica cada coisa. Pode parecer besteira mas isso já evita um baita estresse melhorando a nossa qualidade de vida.

Como organizar a cozinha? Dicas iniciais.

A cozinha acabou virando uma espécie de terapia para muitos, até para aqueles que inicialmente não eram fãs de cozinhar. Mas junto com seu uso recorrente, vem junto a bagunça!

como organizar uma cozinha

Antes de tudo, vem a dica número zero inspirada na musa da organização Marie Kondo rsrs: desapegue! Veja aqueles potes tem tampa, utensílios quebrados, coisas que você sabe que nunca vai usar e jogue fora, ou doe se estiver em bom estado. Isso é extremamente importante. Feito isso, vamos para as dicas.

1 – Pendure seus utensílios de cozinha

Um dos motivos para a cozinha ficar sempre desorganizada é pela quantidade de coisas que normalmente temos nesse ambiente. Às vezes, os armários usados da forma tradicional não dão conta de guardar tudo o que você tem. Mas ao invés de comprar mais um móvel para colocar neste local, que tal aproveitar melhor os itens que já possuí?

Organizadores aramado de cozinha

Não está cabendo mais nada no armário? Você pode apostar em ganchos para ganhar mais espaço e deixar o ambiente mais organizado.

organizador aramado cozinha

E os ganchos podem ir tanto dentro do armário, quanto fora, nas paredes.

Nele, você pode pendurar canecas, por exemplo, ou produtos de limpeza. Claro, contanto que você não deixe panelas ou alimentos nesse mesmo espaço.

como organizar um cozinha pequena

Quer ter mais espaço embaixo da sua pia? Que tal colocar um suporte ali? Utilize uma haste comum de cortina ou mesmo um suporte próprio para utensílios. 

organização de armário de cozinha

2 – Aposte em gavetas ou armários extras

Essa dica de como organizar a cozinha é ideal para quem tem esse um ambiente menor do que gostaria.

Se não dá para colocar mais armários, então aposte em gavetas ou armários extras. Você pode colocá-las naquele espaço que fica sobrando entre a geladeira e a parede

8 Melhores dicas de como organizar a cozinha e ganhar mais espaço

 Assim você terá mais um lugar para guardar aqueles utensílios domésticos, temperos e etc que você mais usa no dia a dia, e ainda aproveita melhor a lacuna que você já tem, mesmo que a cozinha não seja tão grande quanto você gostaria.

8 Melhores dicas de como organizar a cozinha e ganhar mais espaço
8 Melhores dicas de como organizar a cozinha e ganhar mais espaço

Essa dica também vale para a geladeira e para os armários, aproveitando o espaço vazio onde esse tipo de acessório se adequa perfeitamente.

organizadores de geladeira
cesto aramado organizador

Veja também: Prateleiras: melhores ideias para usar usar na decoração

cesto aramado organizador

3 – Utilize bandejas organizadoras

Tem aquelas potes com várias escumadeiras dentro, além de temperos que não cabem mais no armário? Não tem problema, organize esses itens com bandejas.

cestos organizadores na bancada da cozinha

Além de deixá-los mais arrumados, com esse truque de como organizar cozinha você dá um toque de decoração a mais nesse ambiente.

como organizar bancada de cozinha

Os cestos podem ser tanto de madeira quanto de bambu ou vime.

como organizar bancada de cozinha

4 – Coloque organizadores na gavetas

Aqui estão duas dicas em uma de como organizar cozinha. A primeira: organizadores individuais.

organizadores de talheres na gaveta

Se você não tem, deveria. É um item super baratinho, que além de deixar suas escumadeiras e talheres arrumados, é também uma forma de você ter fácil acesso às coisas que mais usa no dia a dia.

organizadores de gaveta de talheres
como organizar talheres

A segunda dica é colocar o organizador na diagonal dentro da gaveta, assim você consegue colocar talheres maiores. Nesta posição, você consegue aproveitar melhor o espaço, tanto para itens pequenos, quanto para os grandes.

Organizar cozinha com porta talheres de gaveta

5 – Organize suas assadeiras com aramados organizadores

Se tem uma coisa que ocupa espaço na cozinha são as assadeiras. Por ter os mais variados tamanhos, elas acabam tomando conta de quase toda uma divisória dentro do armário. Mas como é um item essencial, não tem como dispensá-las.

organizador de travessas

Caso ainda não tenha, basta procurar itens com divisoras e pronto, é só colocar as formas na parte de dentro. Claro, que esse organizador precisa ser grande, principalmente se você tiver assadeiras de vários tamanhos. 

dicas de como organizar travessas

Elas vão ocupar menos espaço porque ao invés de ficarem deitadas, estarão dispostas de pé. Dá até para guardar mais de uma na mesma divisão.

aramado organizador de travessas

Por mais que você quisesse uma cozinha maior, dá para você deixar esse ambiente organizado com o que já tem. Isso porque não é questão de quantidade, mas sim a forma como você utiliza cada espaço dentro do local.

6 – Organize as suas tampas de panela

A mesma dica vale para as tampas de panela! Geralmente não sabemos muito bem onde armazená-las, mas tenho dicas simples abaixo: 

como organizar tampas de panelas na gaveta
como organizar tampas de panelas
como organizar tampas de panelas

7 – Organizar cozinha com potes etiquetados

Os potes de mantimentos etiquetados são uma ótima forma de identificar rapidamente os alimentos que você tem. Isso faz com que você otimize o seu tempo e ainda decora o ambiente lindamente.

como organizar armário de cozinha com potes
despensa de cozinha organizada com potes etiquetados
como organizar armário de cozinha

8 – Coloque suportes embaixo da pia

Esse é um canto da cozinha que pode ser aproveitando como qualquer outro, basta ter os organizadores corretos.

Organizador de cozinha

Aqui você colocar materiais de limpeza de uso contínuo, assadeiras, tampas de panela, papel alumínio, papel filme e etc.

dicas de como organizar cozinha
dicas de como organizar cozinha

Não esqueça de ver mais dicas de organização de casa aqui no blog! ツ

Gostaram?? Veja também as nossas redes sociais! =)

PESQUISE NO BLOG

POSTS MAIS RECENTES

NOSSAS REDES SOCIAIS

PUBLICIDADE