Kokedama: o que é, como fazer e como cuidar

Você já ouviu falar na kokedama? Uma arte oriental lindíssima e que caiu nas graças dos apaixonados por plantinhas! Neste artigo será possível conhecer um pouco mais sobre esta técnica e como ter o seu!

Kokedama de suculentas

Você pode utilizar o kokedama no seu jardim, na decoração interna da sua casa, na área externa e em outros diversos ambientes da sua residência, pois esta arte garante arranjos encantadores e muito fáceis de cuidar.

O que é Kokedama?

É uma arte oriental que cultiva plantas sem vasos em pequenos arranjos de musgo, de modo geral a técnica surgiu como uma alternativa ao famoso bonsai e acabou ganhando fama pela sua beleza e versatilidade.

Kokedama costela de adão
Fonte: wabisabiatelie.com

As kokedamas acabam com a monotonia dos ambientes!

Kokedama

Como fazer kokedama?

Para fazer o seu kokedama você irá precisar de uma planta, terra vegetal, vermiculita, musgo verde e linha para a finalização. Você pode usar a linha que você quiser, dentre as principais estão os fios de nylon, de algodão e os barbantes.

como fazer kokedama
Fonte: Good Housekeeping

Basicamente, a partir destes materiais, você conseguirá montar qualquer arranjo de kokedama que vier à sua mente.

Kokedama: o que é, como fazer e como cuidar
Fonte: @planterie.gt

Veja mais um exemplo na prática de como fazer o seu arranjo!

kokedama: como fazer e como cuidar

Quais plantas são ideais para kokedama?

A escolha da planta vai variar do seu gosto. Por exemplo, algumas pessoas preferem os arranjos com orquídeas, já outras preferem mais os arranjos com suculentas, lírio da paz, zamioculcas e até mesmo com samambaias. A verdade é que essa técnica pode ser utilizada para praticamente qualquer plantinha.

Arranjo de kokedama de zamioculcas

No entanto, antes de se arriscar na arte dos kokedamas, verifique qual planta você mais se identifica para montar o seu arranjo, e em qual ambiente da sua casa ela permanecerá.

kokedama: arranjo espada de são jorge
Fonte: @verde_paradiso

Cada planta possui suas próprias características e necessitam de nutrientes, luz solar e água em quantidades também específicas. Portanto, é importante que você escolha e pesquise bem a planta que irá utilizar para montar o seu arranjo.

Algumas espécies de suculentas também se adaptaram muito bem ao kokedama.

Kokedama: o que é, como fazer e como cuidar

Bem como plantas com grandes folhagens como as marantas e as alocásias.

Kokedama: o que é, como fazer e como cuidar

As orquídeas também são uma excelente planta para montar o seu kokedama, no entanto elas são um pouco mais delicadas o que pode dificultar a sua montagem. Apesar disso, os arranjos ficam belíssimos!

Kokedama de orquídea

Como cuidar da sua kokedama

Antes de qualquer coisa, é importante lembrar que o arranjo precisa de cuidados essenciais como qualquer planta, como por exemplo ter uma rega adequada, adubação e luminosidade necessária de cada espécie de planta como um vaso normal.

Portanto, pulverize a sua plantinha com um borrifador, se for necessário, utilize uma base com pedras para absorver a água em excesso.

kokedama na decoração de casa

Como aplicar os kokedamas na decoração?

Como você viu a uma variedade de plantas que podem compor os arranjos, no entanto podem também servir para os mais variados ambientes como nos exemplos abaixo.

No seu jardim em vasos pendentes.

Kokedama: o que é, como fazer e como cuidar
Fonte: wabisabiatelie.com
kokedama pendente

Na decoração da mesinha de centro da sala de estar

Kokedama: o que é, como fazer e como cuidar

Em suportes ao lado da cama

Aqui, é importante observar as necessidades da planta escolhida, tanto de água como de luz solar.

Kokedama em suporte de madeira
Fonte: @alineagropaisagismo

Na decoração do centro de mesa

Kokedama: o que é, como fazer e como cuidar

Além disso, os kokedamas acabam sendo excelentes para purificar o ar para o seu ambiente, deste modo além de trazer um frescor para o seu ambiente, também pode ser um excelente item de decoração.

planta kokedama

Diferentes modelos de kokedamas

Existem diferentes formas de utilizar essa arte, mas são frequentemente utilizados pendurados e em vertical, mas podem ser utilizados em praticamente qualquer lugar da casa.

Kokedama suspensa

Já pensou em ter uma mini árvore frutífera? Podem fazer muita diferença na sua varanda ou no seu jardim, especialmente se você mora em apartamento, este será ele tem que parar total diferença na sua decoração.

kokedama de árvore frutífera

Você também pode utilizar na sua sala de estar juntamente com uma estrutura metálica, que dará um aspecto mais minimalista e sofisticado ao seu ambiente.

Kokedama no suporte de ferro

Kokedamas são versáteis

Uma das principais características da kokedama é sua versatilidade, pois ainda que algumas plantas demandam mais cuidado pela sua delicadeza, o resultado sempre será uma decoração cheia de vida, que traz frescor, alegria e muito mais praticidade na sua decoração. Utilizar as kokedamas na sua decoração, cara muito mais vida ao seu dia a dia e beleza para o seu ambiente!

Kokedamas de orquídeas

Gostou dessas dicas? Veja mais nas nossas redes sociais!


Gostaram?? Veja também as nossas redes sociais! =)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *