O charme da Decoração Industrial: dicas e inspirações

Se você gosta de acompanhar as tendências das decorações contemporâneas, já deve ter percebido como o estilo de decoração industrial está cada vez mais em alta.

Apesar de ser uma “novidade” em terras brasileiras, os nova-iorquinos já vinham transformando grandes galpões antigos em lofts modernos.



O estilo, para quem não conhece, é baseado em espaços amplos, rudimentares e cômodos integrados com estruturas expostas. Algo bem “cru”, com ar meio inacabado.

Falando assim não parece tão charmoso, mas, acredite, a decoração industrial veio para ficar.

Abaixo, separamos algumas dicas de decoração industrial que você pode aderir na sua casa.

As características da decoração industrial

Nem só de canos expostos viverá um estilo industrial! Para você que quer incluir na sua casa, veja essas dicas infalíveis!

1 – Tijolos e concreto nas paredes

A principal característica e inspiração para esse tipo de decor é trazer para dentro da sua casa os traços primários das construções. O que quer dizer paredes expostas/ inacabadas com tijolos à mostra.

Decoração industrial na sala com parede de tijolinho e cimento queimado

Podemos dizer que a parede de tijolinho é a principal característica. Você pode fazer ela naturalmente, ou seja, quebrando ao reboco da parede ou aplicando os tijolinhos ou papel de parede.

Cozinha americana com decoração industrial e parede de tijolinho aparente
Via

Além disso, você pode optar pelo um piso com efeito de cimento queimado que também irá dar essa sensação de meio rústica-industrial. Para isso, já existem diversos modelos de porcelanatos que imprimem o aspecto no ambiente sem deixar nada a desejar.

Sala de jantar pequena com canto alemão e cimento queimado
Via Mocca Arquitetura
Banheiro preto e branco com decoração industrial
Via Leroy Merlin

O segredo para tornar esse ambiente industrial- rústico em um lugar mais aconchegante é combiná-lo com materiais de madeira e tecidos macios como lã, algodão e fake fur.

Decoração industrial na sala com parede de tijolinho, escada e cadeiras


decoração industrial na cozinha preta

2 – Espaços integrados

Outro dica para quem quer trazer um pouco da decoração industrial para dentro de casa é investir em espaços integrados, ou seja, nada de parede para separar a sala do quarto ou da cozinha.

Loft com estilo de decoração industrial
Via

Essa falta de divisão proporciona uma melhor movimentação pela casa, além de funcionalidade e, claro, praticidade no seu dia a dia.

3 – Vigas e encanamento a mostra

Na maioria dos estilos de decoração, é regra esconder coisas como encanamentos e vigas. No industrial, é justamente o oposto. Aliás, são esses traços que trazem a essência desse décor.

Ambiente integrado de sala e sala de jantar estilo industrial
Via A Casa de Valentina

Esses elementos a mostra criam uma atmosfera moderna e urbana na sua casa. Neste caso, para equilibrar um ambiente cheio de “metais” expostos, aposte em acessórios com cores quentes.

Sala com decoração industrial

4 – Janelas grandes

Um traço bem legal da decoração industrial é que ela valoriza muito a entrada de luz natural nos cômodos da casa. Aliás, esse traço é super importante para esse tipo de decoração.

O charme da Decoração Industrial: dicas e inspirações

Sendo assim, pode apostar em janelas bem grandes.



5 – Apostando nos acessórios

Obviamente que fazer um estilo de decoração pode dar trabalho e nem todo mundo tem capital para isso do dia para a noite. Mas isso não quer dizer que você não pode trazer esse estilo pra dentro da sua casa.

Se você não tem dinheiro para mudar a estrutura da sua casa, aposte em objetos de decoração. Invista em bancos de metal, lâmpadas e papéis de parede que criem esse efeito de tijolo ou cimento à mostra.

Abaixo o estilo industrial nos bancos e prateleira

O charme da Decoração Industrial: dicas e inspirações

Outros acessórios que vão te ajudar nisso são os tapetes, quadros decorativos, trilhos de spot e capas de almofada. São estes últimos que darão aquele contraste de uma casa num estilo industrial, mas com um ar confortável, agradável.

Trilho com spots de luz e prateleiras industriais

Cozinha pequena e simples com decoração estilo industrial
Via

Afinal, mesmo sendo um estilo descolado e moderno, queremos aquele conforto que somente a nossa casa nos proporciona. 

Para o futuro, crie uma verba para mudar a estrutura da sua casa e deixar ainda mais com o estilo da decoração industrial. E não precisa ter pressa, afinal de contas, reformas são caras. Então você pode fazer um cômodo por vez.

O importante é chegar no resultado que quer, independente do tempo que levar.

E você, já conhecia a decoração industrial? Tem algum traço desse estilo na sua casa? Nos conte nos comentários e compartilhe esse artigo com seus amigos.


Gostaram?? Veja também as nossas redes sociais! =)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.