• Home
  • Decoração
  • Como decorar uma sala de jantar pequena: 5 dicas + inspirações

Como decorar uma sala de jantar pequena: 5 dicas + inspirações

Neste artigo, você irá conhecer algumas dicas fundamentais para que você decore uma sala de jantar pequena. Confira a seguir!

A sala de jantar costuma ser um local onde recebemos a família e os amigos íntimos para compartilhar momentos especiais. Com a tendência de apartamentos e imóveis cada vez menores, a sala de jantar tem se tornado um espaço pequeno e por isso, nem sempre é fácil decorar este ambiente precioso.



Decoração para sala de jantar

A decoração da sala de jantar em ambientes pequenos tem sido motivo de muitas dúvidas para muita gente. Isso porque os dois ambiente realmente precisam “conversar” entre si, desde acabamento até revestimentos. Veja essas dicas para não errar na sua decoração!

Sala de jantar e estar juntas em apartamento pequeno

1. Ampliando o ambientes

Utilizar espelhos na sua decoração pode fazer toda a diferença, principalmente na sala de jantar. Além de deixar um ambiente muito mais bonito, utilizar o espelho na sala de jantar pequena faz com que você tenha a sensação de um ambiente ainda maior, devido a impressão de profundidade que o espelho na parede gera.

Como decorar uma sala de jantar pequena: dicas e inspirações
Via @decor.lovers

Uma boa dica para gerar uma sensação de amplitude é investir em uma boa iluminação, através de lustres para o ambiente da sala de jantar e spots de luz você consegue trazer esse destaque.

Sala de jantar pequena com mesa redonda e espelho
Via @aptdabia

Além disso, quando falamos de sensação de amplitude em ambientes pequenos, o canto alemão tem sido muito utilizado nas decorações. É um ótimo recurso para salas muito pequenas, assim você consegue ampliar o número de assentos sem ocupar muito espaço.

Como decorar uma sala de jantar pequena: 5 dicas + inspirações
Via @obra4.arquitetura
Decoração de sala de jantar pequena com canto alemão e parede de cimento queimado


Caso você tenha interesse em conhecer o que é o canto alemão e como utilizá-lo na sua decoração, clique neste post.

Sala de jantar moderna com canto alemão
Via @bc.interiores

2. Sala de jantar e estar juntas: integrando ambientes

Se o seu apartamento é pequeno, uma boa dica para elaborar a sua sala de jantar é integrando o ambiente com a decoração que conversando entre um e outro. Desta forma, você pode integrar a sala de jantar com a sala de estar, a sala de jantar com a varanda e até mesmo integrar a cozinha com a sala de jantar.

Sala de jantar pequena com lustre moderno

Tudo vai depender do seu gosto pessoal. Integrar ambientes está em alta no mercado de decoração, principalmente pela possibilidade de expansão e da criação de espaços que são adaptáveis.

3. Mantenha áreas livres

Quando trabalhamos com ambientes pequenos, para evitar que a decoração fique sobrecarregada, uma boa dica é manter áreas livres na sua sala de jantar e ao redor da mesma.

O espaço livre ideal de circulação é de 110cm, medindo a partir da beirada da mesa e ao entorno nas cadeiras o ideal é ter um espaço de 60cm de circulação.

Sala de jantar pequena com mesa redonda e espelho moderno

Se você possui um ambiente pequeno e deseja ter um ambiente que seja além de bonito, também seja funcional, é ideal que você evite excessos e descarte elementos supérfluos do seu ambiente.

Veja também: 7 dicas de Organização de Casa da Marie Kondo

Sala de jantar com 6 cadeiras moderna com parede de boiserie
Via @keilafreitasinteriores

4. Cores e iluminação

Já passamos da época em que as cores claras eram sempre prioridade na hora de realizar uma decoração, no entanto algumas coisas nunca mudam. As cores claras ajudam, assim como os espelhos a dar uma sensação de amplitude aos ambientes, de modo que passe a impressão de que os cômodos são realmente maiores do que são.

Decoração de sala de jantar pequena


Em relação a iluminação, o ideal é investir em iluminações suspensas, como lustres, luminárias e pendentes que além de incrementar a decoração, também destacam o seu espaço.

Decoração de sala de jantar pequena de apartamento
Via @julianafranco.arq

Para ambientes pequenos, uma boa dica é mesclar dois tons, de modo que o tom mais escuro ou uma cor mais forte seja utilizado para os detalhes. Além disso, se os seus ambientes são integrados, usar detalhes com cores iguais funciona muito bem.

Decoração de sala pequena de jantar

5. Bancadas

Quando falamos em integração de ambientes, as bancadas são um elemento especial e podem fazer muita diferença na decoração em sala de jantar pequena.

Sala com bancada granilite e banquetas
Via @@danimazoliniarq

Se você não faz muita questão de ter uma mesa de jantar ou não tem muito espaço para uma sala de jantar, investir em uma bancada pode ser uma opção muito interessante.

Como decorar uma sala de jantar pequena: 5 dicas + inspirações

Além disso ela também pode ser utilizada para separar ambientes, como forma de delimitar a sua sala de jantar da sua sala de estar, por exemplo.

Sala pequena com cadeiras estofadas na cozinha americana
Via @marinazanattoarquitetura

Nesse artigo, você pode conhecer um pouco mais das possibilidades de decoração, bem como dicas fundamentais para a decoração da sua sala de jantar pequena. Se você deseja conhecer um pouco mais sobre integração de ambientes e cozinhas americanas, temos um artigo especial para você sobre cozinhas americanas!

Gostaram dessas dicas? Veja também as nossas redes sociais! =)


Gostaram?? Veja também as nossas redes sociais! =)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *