Publicidade

Como decorar uma sala de jantar pequena: 5 dicas + inspirações

Neste artigo, você irá conhecer algumas dicas fundamentais para que você decore uma sala de jantar pequena. Confira a seguir!

Decoração de sala de jantar pequena de apartamento

A sala de jantar costuma ser um local onde recebemos a família e os amigos íntimos para compartilhar momentos especiais. Com a tendência de apartamentos e imóveis cada vez menores, a sala de jantar tem se tornado um espaço pequeno e por isso, nem sempre é fácil decorar este ambiente precioso.

Decoração para sala de jantar pequena

A decoração da sala de jantar em ambientes pequenos tem sido motivo de muitas dúvidas para muita gente. Isso porque os dois ambientes integrados realmente precisam “conversar” entre si, desde acabamento até revestimentos. Veja essas dicas para não errar na sua decoração!

Sala de jantar e estar juntas em apartamento pequeno

1. Ampliando a sala com espelhos decorativos

Utilizar espelhos na sua decoração pode fazer toda a diferença, principalmente na sala de jantar.

Como decorar uma sala de jantar pequena: dicas e inspirações
Via @decor.lovers

Além de deixar um ambiente muito mais bonito, utilizar o espelho na sala de jantar pequena faz com que você tenha a sensação de um ambiente ainda maior, devido a impressão de profundidade que o espelho na parede gera.

Uma boa dica para gerar uma sensação de amplitude é investir em uma boa iluminação, através de lustres para o ambiente da sala de jantar e spots de luz você consegue trazer esse destaque.

Sala de jantar pequena com mesa redonda e espelho
Via @aptdabia

Além disso, quando falamos de sensação de amplitude em ambientes pequenos, o canto alemão na decoração tem sido muito utilizado.

Sala de jantar com canto alemão
Via @obra4.arquitetura

É um ótimo recurso para salas muito pequenas, assim você consegue ampliar o número de assentos sem ocupar muito espaço.

sala de jantar pequena com canto alemão

Caso você tenha interesse em conhecer o que é o canto alemão e como utilizá-lo na sua decoração veja aqui mesmo no blog com mais de 25 inspirações.

Sala de jantar moderna com canto alemão
Via @bc.interiores

2. Sala de jantar e estar juntas: integrando ambientes

Se o seu apartamento é pequeno, uma boa dica para elaborar a sua sala de jantar é integrando o ambiente com a decoração que conversando entre um e outro.

Sala de jantar pequena com lustre moderno

Desta forma, você pode integrar a sala de jantar com a sala de estar, a sala de jantar com a varanda e até mesmo integrar a cozinha com a sala de jantar.

Fique atento(a) às cores dos revestimentos, os tecidos, ao tipo de material do rack e da mesa de jantar. O caminho pode estar por aí.

decoração sala de jantar pequena

Tudo vai depender do seu gosto pessoal. Integrar ambientes está em alta no mercado de decoração, principalmente pela possibilidade de expansão e da criação de espaços que são adaptáveis.

Decoração de sala de jantar pequena de apartamento
@domumarquitetura

3. Mantenha áreas livres

Quando trabalhamos com ambientes pequenos, para evitar que a decoração fique sobrecarregada, uma boa dica é manter áreas livres na sua sala de jantar e ao redor da mesma.

decoração sala de jantar pequena com espelho
Foto: @meuape35_

O espaço livre ideal de circulação é de 110cm, medindo a partir da beirada da mesa e ao entorno nas cadeiras o ideal é ter um espaço de 60cm de circulação.

Sala de jantar pequena com mesa redonda e espelho moderno

Se você possui uma sala de jantar pequena e deseja ter um ambiente que seja além de bonito, também seja funcional, é ideal que você evite excessos e descarte elementos supérfluos do seu ambiente.

Sala de jantar com 6 cadeiras moderna com parede de boiserie
Via @keilafreitasinteriores

4. Cores e iluminação

Já passamos da época em que as cores claras eram sempre prioridade na hora de realizar uma decoração, no entanto algumas coisas nunca mudam.

Decoração de sala de jantar pequena

As cores claras ajudam, assim como uma sala pequena com espelhos a dar uma sensação de amplitude aos ambientes, de modo que passe a impressão de que os cômodos são realmente maiores do que são.

Decoração de sala de jantar pequena de apartamento
Fonte: @arq.ingridbeatriz

Em relação a iluminação, o ideal é investir em iluminações suspensas, como lustres, luminárias e pendentes que além de incrementar a decoração, também destacam o seu espaço.

Decoração de sala de jantar pequena de apartamento
Via @julianafranco.arq

Para ambientes pequenos, uma boa dica é mesclar dois tons, de modo que o tom mais escuro ou uma cor mais forte seja utilizado para os detalhes.

decoração sala de jantar pequena
@moradadocasal

Além disso, se você tem uma sala de jantar e estar integrada, usar detalhes com cores iguais funciona muito bem.

sala de jantar apartamento pequeno

5. Bancada de cozinha

Quando falamos em integração de ambientes, as bancadas podem ser um elemento especial e podem fazer muita diferença na decoração em sala de jantar pequena.

Sala com bancada granilite e banquetas
Via @danimazoliniarq

Se você não faz muita questão de ter uma mesa de jantar ou não tem muito espaço para uma sala de jantar, investir em uma bancada pode ser uma opção muito interessante.

bancada com mesa embutida

Além disso ela também pode ser utilizada para separar ambientes, como forma de delimitar a sua sala de jantar da sua sala de estar, por exemplo.

decoração de sala pequena integrada
Via @marinazanattoarquitetura

Nesse artigo, você pode conhecer um pouco mais das possibilidades de decoração, bem como dicas fundamentais para a decoração da sua sala de jantar pequena. Se você deseja conhecer um pouco mais sobre integração de ambientes e cozinhas americanas, temos um artigo especial para você sobre cozinhas americanas!


Gostaram?? Veja também as nossas redes sociais! =)

PESQUISE NO BLOG

POSTS MAIS RECENTES

NOSSAS REDES SOCIAIS

PUBLICIDADE