Publicidade

Londres no Brasil: conheça Londrina, cidade do Paraná

Está interessado em se mudar ou em visitar o Paraná? Então você não pode deixar de passar por Londrina!

Localizada na região norte do Paraná, Londrina é considerada uma das principais cidades do Estado. Segundo a estimativa de 2020 apontada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o município conta com uma população de, aproximadamente, 575 mil habitantes, o que torna Londrina a segunda cidade mais populosa do Paraná, atrás apenas da capital, Curitiba.

Londrina - cidade do Paraná

O município é tido como um importante ponto de ligação entre as regiões Sul e Sudeste, uma vez que consiste no principal centro urbano, econômico, cultural, financeiro e industrial do norte do Estado. Diante de tamanha relevância no cenário regional e nacional, a cidade atrai, a cada ano, novos moradores e, também, turistas.

Se você está interessado em se mudar ou em visitar Londrina, que tal conhecer melhor a Pequena Londres?

História de Londrina

O início da história de Londrina está ligado à população do território, que, antes da colonização, era formada por indígenas Kaingang e pessoas humildes, que ocupavam a floresta e utilizavam o espaço para plantar e para criar animais.

Em 1920, proprietários de terra começaram a chegar à cidade e, assim, o território passou a ser um local de grandes propriedades rurais, chamadas de fazendas. Um fato curioso é que, nesta época, Londrina era parte do município de Jataizinho, não um território autônomo.

A colonização de Londrina começou, oficialmente, em 1925, quando o inglês Simon Joseph Fraser fundou a CTNP (Companhia de Terras Norte do Paraná). A companhia foi a responsável por construir lotes na região e por atrair compradores, que vieram tanto de outras partes do Brasil quanto de fora do País, provenientes, principalmente, da Alemanha, da Itália e do Japão.

Nas décadas seguintes, especialmente durante os anos 1960, Londrina experimentou um intenso crescimento econômico e demográfico, especialmente em decorrência da expansão do plantio de café. É por isso que, até a atualidade, o município é conhecido como a capital do café.

Clima

O clima de Londrina é classificado como subtropical úmido, com a ocorrência de chuvas durante todo o ano. Contudo, as precipitações são mais frequentes no verão.

A temperatura média anual fica estabelecida em, aproximadamente, 20 ºC, mas a amplitude térmica é uma marca da região, já que, no inverno, os termômetros podem registrar temperaturas negativas, enquanto que, no verão, o calor se faz presente.

Pontos turísticos

Seja como morador ou como turista, o fato é: sempre haverá um local em Londrina para você se divertir com sua família e com seus amigos. Para que você não deixe nenhum ponto de fora de seu roteiro de viagens, veja os lugares que você não pode deixar de visitar:

Lago Igapó

Criado em 1959 a partir de um represamento do Ribeirão Cambé, o Lago Igapó é, desde então, o verdadeiro cartão-postal de Londrina. O ponto turístico está localizado na zona sul da cidade e está cercado por bairros nobres, como a Gleba Fazenda Palhano, o Jardim Bela Suíça e o Parque Guanabara.

Lago Igapó em Londrina

O Lago Igapó possui mais de 4.500 metros quadrados de área e oferece aos visitantes inúmeras opções de lazer. No local, é possível realizar piqueniques, bem como praticar esportes e relaxar durante a tarde.

Museu Histórico de Londrina

Se você gosta de conhecer a história do local em que vai morar, precisa conhecer o Museu Histórico de Londrina Padre Carlos Weiss.

O espaço surgiu nos porões do Colégio Hugo Simas em 1970, como fruto de uma iniciativa e de professores do curso de história. Posteriormente, em 1974, o museu passou a ser considerado um Órgão Suplementar da UEL (Universidade Estadual de Londrina).

O passeio cultural se torna ainda mais interessante porque o Museu Histórico está situado na antiga Estação Ferroviária de Londrina, bem no centro da cidade. O espaço é formado por quatro setores principais: o de imagem e som, o de objetos, o da biblioteca e comunicação e o das exposições – que podem ser permanentes ou temporárias.

Quer conhecer o ponto turístico? O Museu Histórico de Londrina está localizado na rua Benjamin Constant, número 900, no centro do município.

Jardim Botânico de Londrina

Criado em 2006, o Jardim Botânico de Londrina é, além de um lindo ponto turístico, um dos principais locais de estudo e de preservação de espécies nativas de todo o Paraná. O espaço possui mais de 63 mil hectares e tem entrada gratuita.

Se você gosta de descansar aos finais de semana em uma bela paisagem, o ponto turístico é o lugar ideal. E os amantes de esportes vão gostar de saber que o Jardim Botânico também conta com pistas de caminhada e espaços para a prática de atividades físicas diversas.

Não deixe de conhecer o local: o Jardim Botânico de Londrina está situado na avenida dos Expedicionários, número 1.999, nas Vivendas do Arvoredo.

Parque Arthur Thomas

O Parque Arthur Thomas é um dos principais locais de preservação ambiental de Londrina. O espaço é formado por trilhas que se inserem na mata nativa, além de uma cachoeira e um mirante, que permite que os visitantes tenham uma vista incrível do lugar.

O parque consiste em um dos últimos locais de preservação da Mata Atlântica em toda a região norte do Paraná, o que torna o ponto turístico extremamente importante do ponto de vista ambiental.

Quer conhecer o espaço de perto? O Parque Arthur Thomas está localizado na rua da Natureza, número 155, no Jardim Piza.

Educação

Falar em Londrina é falar sobre educação de qualidade. Isso porque a cidade abriga excelentes instituições educacionais, que vão desde o ensino básico até o ensino superior. Para as crianças e para os adolescentes, as principais indicações são a Escola Municipal Carlos Dietz e a Escola Municipal Arthur Thomas.

A primeira instituição oferece, em sua grade, aulas de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação). A oportunidade abrange tanto estudantes do ensino infantil quanto do ensino fundamental.

Já a Escola Municipal Arthur Thomas é destaque quando o assunto é o ensino fundamental, que vai do primeiro ao quinto ano. Ambas as instituições são públicas.

No ensino superior, Londrina conta com uma das melhores universidades do Brasil: a UEL. Fundada em 1960, a instituição oferece 53 cursos de graduação presenciais, entre bacharelado e licenciatura, além de mais de 260 cursos de pós-graduação. A universidade possui mais de 25 mil alunos, professores e funcionários técnico-administrativos.

Londrina - Londres no Brasil

Quer conhecer a instituição? A UEL está situada na rodovia Celso Garcia Cid, na PR 445, KM 380.

Saúde

Londrina também é referência quando o assunto é saúde. Isso porque a cidade conta com excelentes hospitais e clínicas médicas. O Hospital do Câncer de Londrina, por exemplo, é uma das principais instituições de tratamento da doença do País.

A instituição atende não somente moradores da cidade, mas também habitantes de cidades vizinhas e até mesmo de outros estados. Segundo relatório, o hospital atendeu mais de 42 mil pacientes em 2017, o que resultou em mais de 800 mil atendimentos realizados durante o período. O Hospital do Câncer de Londrina está localizado na rua Lucilla Ballalai, número 212, no Jardim Petrópolis.

Outra instituição destaque na cidade é o HU (Hospital Universitário) de Londrina, que pertence à UEL. O local atende mais de 250 cidades do Paraná e mais de 100 municípios de outros estados, como São Paulo e Mato Grosso do Sul.

O HU está situado na avenida Robert Koch, número 60, na Vila Operária.

Gastronomia

A Pequena Londres também está recheada de opções quando o assunto é gastronomia, já que conta com inúmeros restaurantes e bares, que atendem a todos os gostos. Isso se deve, em grande parte, à colonização diversificada que a cidade passou. As maiores contribuições gastronômicas partem de japoneses, italianos, árabes e portugueses.

Se você gosta de um bar tradicional, a indicação é o Bar Madalena, que conta com um cardápio bastante diversificado. As opções incluem porções, cervejas, caipirinhas e até mesmo sashimis e uma variedade de frutos do mar. Quer conhecer o local? O Bar Madalena está localizado na rua Belo Horizonte, número 219, no centro.

Já o Galpão Nelore, que é bastante conhecido pelos londrinenses, é referência no verdadeiro churrasco brasileiro. A churrascaria é considerada uma das melhores da cidade e conta com um rodízio que serve mais de 20 tipos de cortes de carne. Quer fazer uma visita? O Galpão Nelore está situado na avenida Higienópolis, número 891, no centro.

O Locomotiva Burger e Chopp apresenta a proposta de servir chopes artesanais e lanches deliciosos. O local é pet friendly – ou seja, aceita animais de estimação – e conta com um cardápio bastante diversificado, que inclui opções vegetarianas e veganas.

O Locomotiva Burger e Chopp possui duas unidades em Londrina: a primeira está localizada na rua João XXIII, número 408, enquanto a segunda está situada na rua Bento Munhoz da Rocha Neto, número 20, na esquina com a rua Faria Lima.

Custo de vida

O custo de vida é um dos principais pontos que devem ser levados em consideração por quem deseja mudar para uma nova cidade. Em Londrina, o custo de vida é considerado relativamente baixo quando comparado com outros grandes centros.

No quesito alimentação, por exemplo, é possível encontrar estabelecimentos que oferecem produtos de diversos valores diferentes. Quanto ao transporte público, a tarifa é tida como uma das menores de todo o Brasil.

O que você achou de Londrina? Deixe sua opinião nos comentários. E se você deseja encontrar o imóvel ideal na cidade, clique aqui e conheça inúmeras opções disponíveis.

Quem somos nós

Parceiros do Blog Projetos Criativos, nós somos a Arbo, uma startup do mercado imobiliário que tem o objetivo de simplificar transações imobiliárias, para que se conectar a um imóvel seja felicidade para quem o recebe, quem o entrega e quem o administra.

Oferecemos serviços e produtos para o mercado imobiliário de todo o Brasil e operamos um dos maiores portais de imóveis do País. Conheça!


Gostaram?? Veja também as nossas redes sociais! =)

PESQUISE NO BLOG

POSTS MAIS RECENTES

NOSSAS REDES SOCIAIS

PUBLICIDADE