Casas Minimalistas: 4 Dicas Essenciais

Se você já passeou por pelo menos 5 minutos no Pinterest com certeza você se deparou com o termo “Decoração Minimalista“. Um estilo de vida que tem sido adotado no mundo todo. Uns dizem que é para reduzir o estresse, já que não é desconhecido que a desordem pode causar danos a nossa saúde física, mental e até mesmo afetar o nossos relacionamentos. Já outros adotam como forma de economia, priorizando outras formas de gastar como em viagens, estudos ou lazer em geral.

O fato é que você pode adotar o estilo de decoração minimalista gastando muito (em valores de móveis) ou pouco, mas sempre adotando a regra básica do menos é mais. Se você ainda não sabe por onde começar, vou te ajudar com algumas dicas básicas que faz com que você de fato possa dizer que entrou para o hall de casas minimalistas!

Veja também:

– Organização de Casa: 8 Transformações Que Podem Mudar a Sua Vida

São elas:

1 – Limpe todas as superfícies

Olhe em volta, o que você vê? Papéis, chaves, copos vazios, canetas, bibelôs de viagens…? Se você realmente quer abraçar a ideia minimalista eles precisam ser removidos do alcance da sua visão. Pense com calma o que você realmente deseja que fique a mostra. Olhe o que está em cima do rack, em cima da mesa de jantar, na mesa de canto. A função do minimalismo é fugir do caos e poluição visual, logo, cada elemento precisa ter uma função de estar alí.

Casas Minimalistas - sala com decoração minimalista com sofá branco
cozinha simples com estilo de decoração minimalista

2 – Tonalidades básicas e acolhedoras

Não chega a ser uma regra, porém é o que vemos de mais comum a pessoas que seguem esse estilo. Podemos falar mais sobre o uso de cores na decoração minimalista mas vou deixar para outro post rsrs. Nas dicas básicas tenha como base da sua decoração a utilização de tons neutros: branco, cinza, bege, marrom…cores que por si só transmitem tranquilidade.  Vamos aos exemplos!

Veja também:

– Decorar Sala Com Sofá Preto

Para fugir da aparência fria que essas tonalidades costumam dar, adote texturas nos outros elementos, como: mantas, tapetes, almofadas, velas, tigelas, bandejas, espelhos…ufa! Ideias não faltam! Assim você poderá dar um clima aconchegante ao ambiente. =)

Casas Minimalistas - Quarto com cômoda e espelho neutros
Cômoda, espelho e plantinhas

3 – Linhas retas

Seguindo a risca o padrão minimalista de decoração também podemos falar dos modelos de móveis que são adotados. Sempre pensando em criar um visual “limpo” a ajudar a simplificar as tarefas diárias, o estilo minimalista combina com móveis e design simplificado.

Casas Minimalistas - aparador decoração minimalista com espelho e plantas
decoração minimalista de quarto com cômoda branca

4 – Casas Minimalistas Deixam a Luz Entrar

Por fim, a decoração minimalista também pede o uso de luz natural. Deixe que a luz das janelas preencha os espaços vazios do seu cômodo. Use cortinas leves, sem estampas marcadas e preferencialmente de cores claras. Esse detalhe faz com que o ambiente transmita aquela tranquilidade tão desejada nesse estilo de decoração.

Casas Minimalistas - Quarto com bastante luz natural e planta
Casas Minimalistas - sala decoração minimalista sofá cinza e tapete

Gostou? Deixe um comentário!

Bjos,

Jaque

Show CommentsClose Comments

Leave a comment