Decoração com Plantas – Cor e Vida Para Casa

Escrito por Paula Matta | Arquitetura e Interiores | www.arquiteturamap.com | @arquiteturamap

Eu costumo dizer que a vegetação no ambiente muda tudo. Se você tem algum cômodo sem vida na sua casa, experimente colocar um “vasinho de planta” pra você ver se não muda tudo!

Às vezes existe um espaço sem vida e sem destino e você não sabe o que fazer, e a solução pode ser repensar o paisagismo. É incrível o poder que um pouco de verde pode ter!

Além dos benefícios que já conhecemos, né? A riqueza das cores, de volume e textura dá um toque a mais no ambiente, além de ser um “enfeite sustentável”!!

Veja as formas de decoração com plantas e identifique qual encaixa melhor no seu ambiente:

1) DECORATIVA

Para dar um toque ao ambiente, uma cor e uma vida. As vezes tudo que você precisa é de uma espécie de vegetação. Ambiente sóbrios que não pedem muita cor ou enfeite, vão super bem com flores e plantas, que realçam sem tirar a sobriedade.
Pode ser no chão, em prateleiras, móveis, vasos

Decoração com Plantas - Sala com vasos de plantas, sobre a mesa e pendurada na parede.

2) DIVISÓRIA DE AMBIENTES

Seja pendurado em alguma trama de ferro ou em vasos no chão, a vegetação serve como barreira física que determina limites de um ambiente. Existem diversas opções para se determinar um espaço, e a vegetação pode ser sua aliada.

Exemplo do meu projeto, onde era uma fachada de um negócio, colocar uma barreira bruta
para determinar a entrada do negócio não era o ideal porque o espaço tem que ser exposto e convidativo. Nesse caso, uma vegetação fina e mais alta foi o suficiente. (foto)

Decoração com Plantas - Fachada de espaço com plantas na frente
Projeto Paula Matta

3) HORTA

Além de super útil, as diversas formas de horta são super charmosas e dão um toque especial em cozinhas, varandas e áreas.
Ela pode ser pendurada em cachepots, em vasos no chão, em bolsas de feltro… As variedades são inúmeras, só adequar ao seu estilo.

4) PLANTAS EM JARDIM VERTICAL

Uma variedade da horta, o jardim vertical é um quadro vivo da melhor espécie. Demanda cuidado mas tem um efeito incrível. Vale prestar atenção nas espécies próprias para isso e os ambientes com iluminação e calor necessários.

Decoração com Plantas - Varanda de apartamento com jardim vertical de samambaias na parede.

Enfim a infinidade é imensa de decoração com plantas! Basta saber qual espécie é melhor para cada ambiente e pra seu estilo e necessidade e se jogar, não tem como dar errado! 🙂


PAULA MATTA

ARQUITETURA | INTERIORES | DESIGN | ILUMINAÇÃO 

www.arquiteturamap.com


Show CommentsClose Comments

Leave a comment