Como Escolher Cortina Para Casa

Escrito por Paula Matta | Arquiteta |@arquitetura.map

As cortinas nunca são pensadas como objetos decorativos, sendo sempre deixadas por último, o que acaba se tornando um problema nos ambientes. É preciso entender que as cortinas fazem parte da decoração e elas podem se fazer presente sem que isso pese no orçamento, por isso nesse post eu vou te ajudar como escolher a cortina para casa. =)

Dicas Básicas Para Escolher A Cortina

Primeira coisa: pare de cobiçar as cortinas caras, automáticas e super modernas! Você consegue deixar seu ambiente lindo e elegante com os modelos mais simples. Basta saber escolher o que mais combina com a decoração do espaço.

O modelo de vara é fácil de achar e simples de instalar.

Dito isso, entenda o seu estilo e como você quer decorar o seu ambiente. O tecido tem o poder de representar diversos estilos.

Eu gosto muito do linho, acho chique, clean e vai bem com muita coisa.

cortina de linho na sala

Você pode mandar fazer ou comprar pronta. Lojas de departamento, por exemplo a Etna e a Amazon, têm modelos lindos e variados. Caso não te atenda, compre um tecido e mande fazer.

Como Escolher Cortinas Para Sala

Se for para a sala, não precisa usar o blackout. O tecido e um forro mais fino atendem bem. Quanto mais leve for, mais chique fica.

Combinações de Cortina para Sala e Quarto

Pense nas almofadas que conversam com a cortina. Elas não precisam ser do mesmo tecido (e nem deve), mas seria legal seguirem o mesmo padrão. É o que eu disse no começo do texto: pense no estilo que você quer adotar antes de escolher a cortina e siga esse padrão no ambiente todo.

cortinas branca bege e verde clara combinando com almofadas e pufe
cortina cinza combinando com almofadas preta e branca
cortinas branca e preta na sala combinando com almofadas

Veja também:

– Como Economizar Na Hora de Decorar A Casa

Outra coisa muito importante: instale a cortina o mais alto possível e deixe o tecido encostar no chão. E, se possível, cubra toda a parede com a cortina, mesmo que a janela seja menor que isso. Isso traz a sensação de amplitude para o ambiente.


  • PAULA MATTA – @arquitetura.map
  • ARQUITETURA | INTERIORES | DESIGN | ILUMINAÇÃO 
  • Contato: mattacpaula@gmail.com

Se você é profissional de Interiores e gostaria de colaborar com o blog, envie um e-mail para: procriativ@gmail.com

Show CommentsClose Comments

Leave a comment